Ekonomista
Ekonomista
11 Out, 2022 - 15:16

Tem um crédito habitação? Vai pagar menos IRS (e receber menos reembolso)

Ekonomista

Se tem um crédito habitação pode entregar menos imposto ao Estado ao fim do mês. Mas, quando entregar IRS, terá de acertar contas com o Fisco.

Homem a calcular poupança mensal

Se é titular de um contrato de crédito habitação, trabalha por conta de outrem e tem um salário bruto inferior a 2.700 euros mensais, então vai poder solicitar uma descida da taxa de retenção na fonte de IRS.

A medida, prevista na proposta de Orçamento do Estado para 2023, tem como objetivo mitigar o impacto do aumento das taxas de juro no crédito habitação.

Na proposta de lei lê-se que “a retenção na fonte sobre rendimentos de Categoria A de IRS é reduzida para a taxa do escalão imediatamente inferior à correspondente à remuneração mensal e situação familiar aplicável ao respetivo titular de rendimentos”.

A forma como tudo se vai processar também está explicada na proposta. O contribuinte deve informar a sua entidade empregadora que pretende adotar a redução da retenção na fonte. Terá também de entregar uma declaração acompanhada dos elementos que permitam verificar que cumpre as condições necessárias.

Trata-se de um desconto no imposto a pagar ao Estado?

A possibilidade de poder baixar a taxa de retenção na fonte não significa que está a beneficiar de um desconto no imposto a entregar ao Estado.

Quando, em 2024, entregar a declaração de IRS relativa ao ano fiscal de 2023, terá de acertar contas com o Fisco: receberá menos reembolso ou pode mesmo ter de pagar IRS.

Veja também