Solicitar um crédito pessoal online pode ser uma das maneiras mais cómodas de obter financiamento sem precisar de sair de casa. Com a maior utilização do homebanking, a variedade de bancos e instituições financeiras que disponibilizam a opção do crédito pessoal online também aumentou.
Com o ritmo de vida atual, utilizar as ferramentas online para tratar de questões burocráticas e financeiras optimiza decididamente o seu tempo. No entanto, existem algumas considerações a ponderar antes de contratar um crédito pessoal online.
Como solicitar o crédito pessoal online?
Solicitar um crédito pessoal online é relativamente simples: basta preencher um formulário disponibilizado pela instituição financeira escolhida. Este formulário faz uma simulação do prazo para pagamento de acordo com o montante solicitado. É necessário ainda inserir algumas informações, como os dados pessoais e, em seguida, finalizar o processo.
Caso a resposta da instituição financeira seja positiva, basta conferir os dados, imprimir o contrato, assinar e enviar pelo correio junto com as cópias dos documentos solicitados pela empresa.
Quando o pedido é validado, o valor é depositado na conta do cliente em poucos dias.
Documentos e condições
Entre as condições impostas pelas financeiras, alguns documentos são essenciais para a finalização do contrato de crédito pessoal, nomeadamente:
- Bilhete de identidade ou Cartão de Cidadão
- Cartão de Contribuinte
- Última declaração de IRS
- Últimos 3 recibos de vencimento
- Comprovativo de morada
- Comprovativo de NIB
Crédito pessoal online: cuidados a ter
Termos do crédito
Pedir e receber dinheiro emprestado pode ser muito fácil, mas é preciso ter consciência de que toda a quantia deve ser restituída. Portanto, é necessário ter em conta todas as condições do empréstimo, como a percentagem dos juros e o valor acrescido, prazo para o pagamento e outros detalhes contratuais.
Atenção aos adicionais
No contrato de crédito pessoal online, é comum existirem comissões e taxas adicionais a serem pagas. Um exemplo são as taxas extras cobradas relativas aos pagamentos atrasados. É importante ler com calma e atenção todos os detalhes do contrato.
Simulações
Com a variedade de ofertas de créditos pessoais, é imprescindível realizar simulações em mais de uma instituição. Assim é possível comparar juros, taxas e prazos.
Riscos a ter em conta
Solicitar um crédito pessoal online é um processo relativamente simples, mas exige grande responsabilidade – na medida em que pode gerar muitos problemas para a sua vida financeira, entre elas:
Restrição de crédito: quando o pagamento do crédito pessoal não for realizado, a ficha do cliente fica com a informação de incumpridor, isto inviabiliza o uso de cartões de crédito, cheques e até novos créditos pessoais;
Endividamento: é muito comum que os créditos pessoais se acumulem. Poderá ter de solicitar novo crédito para pagar o anterior e, assim, acabar por acumular juros, taxas e dívidas;
Penhora: é importante ter em mente que em casos de endividamento extremo pode ser executada a penhora dos bens do contratante. Caso contrate um crédito pessoal online e não consiga realizar os pagamentos, procure negociar a dívida com o credor o mais rápido possível.
Instituições financeiras às quais pode recorrer
- Cofidis
- Cetelem
- Credifil
- Credibom
- Millennium BCP
- O banco da sua preferência
Veja também: