As assaduras nos bebés podem ter inúmeras causas, como alergias a cremes, gel de banho, amaciadores da roupa e toalhitas mas, sobretudo, são provocadas pela humidade. As fraldas, por exemplo, abafam a região e não deixam a pele do rabinho respirar. O problema é fácil de identificar, mas apesar de simples, provoca um grande alarido entre os pais. Ajudamos então a escolher o melhor creme para a assadura dos bebés.
Para facilitar a vida dos bebés – e não só – reunimos toda a informação necessária para que não restem dúvidas sobre as assaduras nos bebés. Qual creme escolher? Como o creme vai atuar? Em quanto tempo poderá ver melhorias? As respostas a estas e mais perguntas, encontra neste artigo.
O que fazer quando o rabinho fica assado
5 dicas simples para adotar e dizer adeus às assaduras. Tome nota:
- Quando o rabinho está irritado e vermelho, deve pôr de lado a utilização dos toalhetes. O ideal é lavar a região com água morna na banheirinha ou, se não há esta hipótese, usar água morna e uma fralda de tecido para limpar.
- Deve ter atenção que esta limpeza deve ser feita com delicadeza. Lembre-se: a pele já está agredida. Suavidade é a palavra de ordem.
- Deve colocar um creme para assaduras.
- Deve, também, estar mais atento aos intervalos entre as mudas da fralda e, ao menor sinal de urina ou fezes, realizar a troca.
- Se puder, deixe o bebé andar sem fralda por algum tempo. Esta é a melhor medida que há para aumentar e acelerar o processo de cicatrização da pele. A assadura vai deixar de estar oclusa e, ao apanhar ar, vai sarar mais rapidamente.
As nossas sugestões de cremes para a assadura do bebé
Nutraisdin ZN
Preço: 12 euros, em média
- Fórmula única com 40% de óxido de zinco (ZN 40).
- Isola a zona da fralda, gerando uma barreira intransponível, e contém ingredientes ativos que ajudam a evitar o crescimento de micro-organismos e anulam as enzimas responsáveis pela irritação da epiderme.
- Regenera e hidrata, melhorando a vermelhidão na zona glútea e perianal.
- Forma uma camada protetora de longa duração que não se dissolve com a urina, graças à sua fórmula anídrica.
Mitosyl Pasta de Lassar
Preço: ronda os 7 euros
- Cria uma barreira protetora contra as irritações causadas pelo uso constante da fralda.
- A fórmula é constituída por óxido de zinco, que é absorvente e adstringente, amido de milho, com propriedades absorvente e protetoras das zonas húmidas, lanolina e vaselina.
- Higienize a zona afetada do bebé e deixe secar bem antes de utilizar o creme.
- Pode aplicar entre 1 a 2 vezes por dia e em qualquer parte do corpo (exceto nas mucosas).
A assadura é provocada por uma micose? Como atuar?
Quando há um episódio de assadura que envolve uma micose, é fácil identificar: nestes casos, existe pequenas borbulhas que, normalmente , são avermelhadas. Um creme contendo apenas óxido de zinco não será suficiente. Tome nota do que fazer:
- Deve utilizar um creme com propriedades antimicóticas. Neste momento, já existem no mercado opções que têm tudo num só creme: ingredientes próprios para as assaduras dos bebés e para a muda das fraldas, e agentes que combatem a micose. Isto torna tudo mais fácil e económico.
- Se existir micose, a aplicação de um creme com antimicótico deve ser continua, durante uma semana.
Sugestão de creme para assaduras com antimicóticos
Nutraisdin AF
Preço: em média, 14 euros
- Pomada reparadora com miconazol.
- Utilizada para dermatite da fralda persistente.
- Repara e alivia a zona da fralda em apenas 7 dias, de forma muito eficaz e segura, graças à sua fórmula específica com Miconazol.
- Ajuda a proteger das irritações, assaduras e vermelhidão produzidas na zona da fralda, graças aos seus ingredientes ativos adstringentes e regeneradores (óxido de zinco e dexpantenol).
Veja também: