Não há dúvidas de que a gravidez é muito desafiante para a pele da mulher, em especial para a pele da barriga. É importante que as gestantes cuidem da sua pele e conheçam quais os cremes que as grávidas não podem usar.
É comum no início da gestação as mulheres questionarem-se se podem continuar a utilizar os seus cremes habituais ou se, por outro lado, devem eliminá-los determinantemente. Se está grávida e não tem a certeza de quais os cremes que as grávidas não podem usar, fique a saber o que dizem os especialistas nesta matéria.
Cuidados com a pele na gravidez
Na gravidez, os cuidados com a pele devem ser redobrados, já que esta sofre grandes transformações, fruto das alterações hormonais e do aumento de peso.
Algumas das principais preocupações das gestantes passam por prevenir de forma eficaz o aparecimento das estrias, da celulite, de manchas escurecidas e de outras alterações cutâneas. Para tal, importa escolher de forma informada e ponderada quais os produtos a utilizar, bem como conhecer quais os cremes que as grávidas não podem usar.
Cuidar do rosto na gravidez
São várias as alterações cutâneas que podem afetar o rosto durante a gestação, nomeadamente: hiperpigmentação (manchas, melasma, pano da gravidez); vermelhidão; alterações na produção de sebo (acne, oleosidade, borbulhas) e aumento da sensibilidade e intolerância da pele.
O surgimento de manchas escuras no rosto é uma das principais preocupações das gestantes e deve-se ao aumento da produção de melanina (pigmento que dá cor à nossa pele). A melhor forma de prevenir o surgimento destas manchas passa pela utilização diária de proteção solar com fator elevado.
Para fazer face a todas estas alterações na pele do rosto, as grávidas devem optar por produtos:
a) Hipoalergénicos;
b) Dermatologicamente testados;
c) Adaptados a peles sensíveis;
d) Com ingredientes suaves;
e) Sem óleos essenciais, cafeína nem vitamina A ou seus derivados;
f) Sem perfume ou com pouco cheiro.
Outra tarefa diária que não deve ser negligenciada pelas gestantes é a hidratação do rosto, que deve igualmente ser feita recorrendo a um creme que se adapte quer ao tipo, quer ao estado da pele da grávida.
Cuidar do corpo na gravidez
Outra das principais preocupações das gestantes é o aparecimento de estrias, tão comuns na gravidez. Geralmente, as zonas mais afetadas são a barriga, as nádegas, as coxas e os seios. Assim, mal a notícia da gravidez se confirma, é importante que a gestante redobre os cuidados com a pele.
De forma a evitar as estrias, mas também a celulite, atente nos seguintes truques:
1. Logo desde o início da gravidez, aplicar emolientes indicados para a prevenção de estrias, em movimentos circulares, uma a duas vezes por dia (opte por produtos recomendados, com substâncias como óleo de rosa mosqueta, karité, abacate, óleo de gérmen de trigo);
2. Se as estrias já estão presentes, aplique cremes específicos para o tratamento das mesmas;
3. Utilize anticelulíticos indicados para o período da gravidez. Aconselhe-se junto do seu médico e do seu farmacêutico, já que grande parte dos produtos não podem ser utilizados durante o período de gestação;
4. Se o seu médico recomendar, utilize meias de compressão/descanso.
Quais os cremes que as grávidas não podem usar?
De forma simples, as grávidas não devem utilizar os cremes cujos constituintes possam ser nocivos para si e para o bebé. Assim sendo, devem optar por cremes suaves, hipoalergénicos e evitar:
a) Cremes com fragrâncias intensas;
b) Cremes que contenham óleos essenciais e substâncias como a hidroquinona, os corticóides, o retinol, o ácido kójico e os alfa-hidroxiácidos (habitualmente presentes nos cremes anti-envelhecimento e anti-manchas);
c) O uso de despigmentantes está igualmente contraindicado;
d) Cremes adelgaçantes e cremes redutores;
e) Cremes autobronzeadores;
f) Cremes que contenham alergénios.
9 conselhos úteis que tem mesmo que pôr em prática!
Agora que já conhece quais as principais alterações cutâneas na gravidez, os produtos indicados e os cremes que as grávidas não podem usar, não se esqueça de pôr estes conselhos em prática:
1. Evite os banhos de imersão ou demorados e com água muito quente;
2. Utilize produtos de higiene diária indicados para pele seca a muito seca, ricos em substâncias suavizantes;
3. Utilize produtos ricos em constituintes lipídicos e substâncias capazes de reter água na epiderme, tal como a glicerina;
4. Aplique o hidratante fazendo movimentos rotativos: nas coxas, no sentido ascendente, desde o joelho até à anca; no abdómen, de baixo para cima no sentido dos ponteiros do relógio; no peito, do exterior para o interior;
5. Utilize produtos de higiene íntima que respeitem o pH ácido desta zona;
6. Beba muita água;
7. Tenha uma alimentação saudável;
8. Faça caminhadas;
9. Mais vale prevenir do que remediar. Perante a dúvida sobre a segurança do uso de determinado creme ou produto cosmético durante a gravidez deve conversar com o seu médico e o seu farmacêutico que certamente lhe recomendarão uma alternativa viável e segura.
Veja também: