Criar uma loja online já não é apenas uma questão de complementar a oferta proporcionada pelo offline. Com o crescimento do e-commerce e a generalização das compras pela internet, é um passo fundamental. Ainda mais quando a estratégia da empresa passa pela internacionalização.
Exportar através do e-commerce é um caminho cada vez mais natural para as empresas. Quando esse caminho se faz através de uma loja online, há aspetos a que deve ser dada especial atenção, dadas as especificidades deste tipo de comércio e dos próprios consumidores.
São pontos que dizem respeito a todas as etapas do processo. Se inicialmente o desafio passa por captar a atenção dos potenciais clientes, depois há que garantir uma excelente experiência de compra. Só assim é possível fidelizar os consumidores e criar uma boa reputação para a marca.
Questões como o design da loja online, facilidade de navegação do site e simplicidade e segurança nos pagamentos são essenciais. A política de prazos, entregas e devoluções é um dos pontos mais sensíveis no comércio online, pelo que deve merecer bastante atenção e ser muito clara.
Conhecer e avaliar a concorrência – percebendo os pontos fortes e fracos – pode ser a chave para fazer mais e melhor do que os outros players do mercado. A valorização do serviço ao cliente, a criação de uma boa estratégia de marketing e a personalização, adequando produtos e serviços ao mercado em questão, são igualmente fatores decisivos para criar uma loja online eficaz e com impacto junto dos consumidores.
Neste artigo do site Portugal Exporta pode conhecer todos os aspetos essenciais na criação de uma loja online e algumas ideias para obter mais sucesso na sua experiência no e-commerce.