Ficar sem ideias, encontrar-se desmotivado ou sem inspiração, sentir-se bloqueado… Acontece a todos. Torna-se importante encontrar estratégias para estimular competências essenciais: criatividade e inovação; e isso quer no trabalho, quer na vida pessoal. Não consegue ligar ou desligar uma mente criativa, mas pode, sem dúvida, treiná-la.
Já ouviu falar, com certeza, no conceito de pensamento vertical. Este tipo de pensamento destaca a corrente sequencial lógica e correta das ideias, ou seja, os passos que se seguem para alcançar a solução são muito importantes, de modo a que a direção do pensamento esteja claramente definida, deixando antever uma solução.
Além disso, partem de ideias ou conhecimentos prévios que já foram validados e de soluções que já demonstraram a sua eficácia.
Esta forma de estruturar os pensamentos é muito útil em determinados campos, como nas matemáticas e nas ciências. Mas se é criatividade e inovação que procura para a sua vida profissional, não é esta a corrente que deverá seguir.
Não se engane: não são só profissões artísticas que a pedem. Todas as áreas profissionais precisam de criatividade e inovação. Todas as empresas e negócios têm prazos e regras a cumprir, hierarquias a respeitar, e estes fatores podem ser responsáveis por desencorajar um pouco a criatividade de quem nelas trabalha. É importante “investir” em ferramentas que estimulem um espírito criativo. Mas, quais são e como fazer uso delas?
CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO: DICAS NO MUNDO DO TRABALHO
São vários os líderes e executivos de empresas de sucesso que defendem algumas ideias ou iniciativas que podem ajudar os colaboradores a apostar mais na sua mente criativa. As dicas são simples e vai querer tomar nota:
- Criar um ambiente o mais livre de stress possível;
- Dar feedback de forma constante e consistente;
- Interagir com o máximo de colabores possível;
- Criar um ambiente de trabalho em que se respeite características como inovação e criatividade, em vez de um constante e automático cumprimento de tarefas;
- Realizar sessões de brainstorming;
- Tomar decisões rápidas e não perder tempo a tentar resolver o que não funciona à primeira tentativa;
- Incentivar atividades que potenciam a criatividade e inovação.
É importante que hábitos criativos partam dos líderes. Se for o seu caso, e pretende inspirar e motivar a sua equipa, não deixe de se colocar no lugar deles durante algum tempo. Perceba o que é que eles precisam, aponte todas as ideias que tem e incentive-os a fazer o mesmo.
Tenha, desde já, uma preocupação com a criatividade e proatividade durante o processo de recrutamento e não tenha medo de aprender com outros exemplos. E, para completar, lembre-se do que diz o ditado: “a pressa é inimiga da perfeição”.
Destacando o último ponto da lista de dicas, existem atividades, cursos e formações que podem ter resultados excelentes para uma equipa de trabalho.
CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO: LATERAL THINKING E DESIGN THINKING
O que é o Lateral Thinking?
Este conceito foi apresentado, em 1967, por Edward de Bono e implica introduzir processos mentais da criatividade, engenho e perspicácia na formação do pensamento de forma a observar a realidade vista de diferentes ângulos, permitindo, assim, desafiar a lógica e reestruturar e mudar ideias previamente aprendidas.
O lateral thinking, ou pensamento lateral em português, é um conjunto de processos que fornece uma maneira deliberada e sistemática de pensar de forma criativa que resulta num pensamento inovador.
Enquanto o pensamento crítico, ou chamado pensamento lógico ou vertical, procura avaliar a realidade numa perspetiva de verdadeiro ou falso, o pensamento lateral quer passar da ideia previamente conhecida para a criação de novas ideias.
O que este conceito, no fundo, preconiza é que, muitas vezes, tentar pensar mais na mesma direção pode não ser tão útil quanto mudar de direção para encontrar a solução ou ideia ideal.
4 formas de desenvolver o pensamento lateral
- Ideias aleatórias: é essencial ter uma mente aberta e, para encontrar soluções, pensar em várias ideias por mais estranhas ou discordantes que pareçam.
- Utilizar analogias: servem para comparar ideias que aparentemente nada têm a ver umas com as outras e afastar-se dos estereótipos.
- Método da inversão: pensar um problema ou um desafio ao contrário do preestabelecido e e analisar diferentes visões.
- Fracionamento ou divisão: subdividir o problema em partes menores para analisar o desafio de uma forma mais ampla.
O que é Design Thinking?
O Design Thinking é uma abordagem que ajuda a mudar o estado mental e estimula a resolver problemas com novas perspetivas, encontrar soluções e dar respostas colocando sempre as pessoas no centro das decisões e envolvendo-as em todo o processo, desde o entendimento, até a entrega das soluções.
David Kelley e Tim Brown lançaram, em 2009, o livro Design Thinking – Uma Metodologia Poderosa Para Decretar o Fim das Velhas Ideias.
Existem formações e cursos que se focam na motivação para a criatividade no mundo laboral. Tem estado particularmente em destaque o Design Thinking, uma ferramenta que aposta na cultura da inovação focada nas pessoas e colaboradores.
Deixamos-lhe algumas sugestões:
- Design Thinking (Edit Lisboa)
- Criatividade e Inovação (IFE – Lisboa e Porto)
- Drive Workshop (Cegoc – Lisboa e Porto)
Liberte-se da ideia de que um bom trabalho é feito a cumprir prazos e regras de forma automática, e aposte no desenvolvimento de competências como inovação e criatividade.