Share the post "SIGA: como usar o serviço dos CTT para seguir uma encomenda"
Uma das vantagens de comprar online é que as encomendas vêm parar à nossa porta. Mas nem sempre é fácil seguir-lhes o rastro. Outras vezes não estamos em casa no horário previsto para a entrega.
É a pensar nestes casos que existe o serviço dos CTT para seguir encomendas. A plataforma SIGA permite-lhe não só saber onde anda aquela encomenda que fez, como também ajustar o processo de entrega à sua disponibilidade ou até alterar a data ou o local de destino.
CTT: seguir encomendas com o SIGA
O SIGA é um serviço dos CTT para seguir encomendas. A utilização do serviço é mais simples se for feita online: só tem de entrar no portal do SIGA, inserir o código de acompanhamento da encomenda e selecionar a opção que procura (seguir ou alterar entrega).
Se não quiser ou não puder usar o SIGA pela internet, também pode ir a um balcão dos CTT ou ligar para a Linha CTT. Em ambos os casos deve ter consigo o código de acompanhamento da encomenda, porque vai ter de o indicar ao colaborador que atender.
Onde encontrar o código SIGA?
Nem todas as entregas têm um código de envio. Mas se a encomenda de que está à espera tiver um código, então este pode ter ser enviado ou pelo remetente ou pelos próprios CTT.
Se os CTT lhe enviaram o código, podem tê-lo feito por SMS, por e-mail ou por aviso de entrega deixado na caixa de correio. Já se fez, por exemplo, uma compra online, é o vendedor quem o vai enviar depois de concluído o processo de compra.
Da mesma forma, nem todos dos envios feitos por si têm um código. Apenas o envio de correio registado ou o envio de uma encomenda dão acesso a um código através do qual pode consultar o estado da entrega.
Se fez o envio ao balcão, o código de acompanhamento está no talão de aceitação de correio registado ou na guia de envio de encomenda. Se o envio foi feito online, o código está na guia de envio da encomenda.
Em qualquer dos casos, se for uma empresa com contrato com os CTT pode encontrar os códigos na aplicação de expedição que usou para fazer os envios.
Alterar a entrega de uma encomenda
Uma das grandes vantagens do SIGA – além de lhe permitir seguir encomendas – é dar-lhe a possibilidade de alterar a entrega de encomendas.
Esta alteração pode ser solicitada online, na App CTT, por telefone (21 047 1616) ou numa loja CTT. Está ainda sujeita ao pagamento de taxas adicionais. O tipo de alterações permitidas, bem como os custos associados, vão depender no entanto do tipo de entrega.
Se tiver um código começado por DA, DB ou DC (encomendas expresso), pode fazer as seguintes alterações:
- alterar o local de entrega (para outra morada, Loja CTT ou Ponto CTT);
- escolher uma nova data de entrega (no máximo, até mais 5 dias úteis além do prazo limite de entrega);
- alterar a janela horária de entrega;
- prolongar por 5 dias o prazo para levantar a entrega na Loja CTT ou no Ponto CTT;
- pedir uma nova tentativa de entrega na mesma morada;
- alterar o nome do destinatário.
Se for cliente contratual, pode também:
- alterar a morada, a data e a janela horária de recolha;
- alterar o valor da cobrança;
- alterar o nome do remetente;
- alterar as opções em caso de entrega não-conseguida.
Pode consultar, detalhadamente, os custos para as encomendas expresso no site dos CTT.
Se o código começar por C, G, L, O, R, ou V, (correio registado e encomendas base) as opções são mais limitadas. Ainda assim, além de seguir o estado da entrega, pode fazer as seguintes alterações:
- pedir uma nova tentativa de entrega na mesma morada ou noutra à sua escolha;
- pedir para levantar a entrega numa Loja CTT à sua escolha;
- prolongar até 30 dias o prazo que tem para levantar a entrega na Loja CTT (apenas disponível para encomendas).
No entanto, pode haver alguns casos em que não é possível pedir alterações.
Reencaminhar para uma Loja ou Ponto CTT à sua escolha
Pode fazer este pedido até 3 dias úteis depois de receber o aviso de entrega na caixa de correio. Custa 1,60€ + IVA para correspondência e 2,30€ + IVA para encomendas base.
Note a este propósito que, se a correspondência for um cartão de cidadão, só pode pedir que seja encaminhado para uma Loja CTT, por motivos de segurança.
Já se for uma encomenda expresso, o custo para alterar a entrega é de 2,27€ a 3,24€ + IVA, se for dentro da mesma região, e de 4,68€ a 17,04€ + IVA, se for para outra região.
Pedir uma nova tentativa de entrega
Pode solicitar aos CTT que voltem a entregar a sua encomenda base, correspondência registada, ou aquela que não cabe na sua caixa do correio, tanto na morada inicial como noutra à sua escolha. O pedido deve ser submetido até 3 dias úteis depois de receber o aviso de entrega na caixa de correio e custa 2,10€ + IVA para correspondência ou 2,80€ + IVA para encomendas base.
Para encomendas expresso o custo é de 3,28€ + IVA e apenas é possível pedir uma nova tentativa de entrega na mesma morada.
Se a nova tentativa de entrega também falhar, recebe outro aviso de entrega na caixa de correio. Pode usá-lo para pedir nova tentativa de entrega ou para recolher a encomenda numa Loja CTT (desde que tenham passado menos de 3 dias úteis desde que recebeu o primeiro aviso de entrega).
Solicitar um prolongamento do prazo de levantamento
Também pode pedir aos CTT que prolonguem até 30 dias o prazo para levantar a encomenda na Loja CTT. Este pedido tem de ser formalizado até 2 dias antes da data limite indicada no aviso de entrega e custa 1,35€ + IVA por dia adicional, até um máximo de 40,50€.
Para encomendas expresso, só é possível pedir um prolongamento até 5 dias e tem um custo de 1,35 € + IVA.
Se não recebeu um código ou está ilegível
Se não recebeu qualquer código de envio, o mais provável é que a entrega de que está à espera não tenha um. Nesse caso, não pode seguir nem alterá-la.
Já se os CTT tiverem deixado um aviso de receção na sua caixa de correio, mas o código de envio não for legível, para saber se pode fazer alterações ou ir levantar a sua entrega, ligue para a Linha CTT ou vá à Loja CTT mais próxima. Tenha consigo o aviso deixado na sua caixa de correio.
Pode ainda preencher o formulário disponível no site dos CTT e solicitar uma nova entrega (na mesma morada ou noutra) ou numa loja CTT. No entanto este serviço não está disponível para todo o tipo de correio ou encomendas e só pode ser solicitado até 3 dias úteis a partir da data para levantamento do objeto indicada no Aviso de Entrega.