No seguimento da campanha agressiva da cadeia de supermercados, Pingo Doce, a DECO apenas lamenta que se explore as necessidades das familias para fins meramente comerciais.
Em resposta à critica, o grupo Jerónimo Martins considera que pelo contrário, apoiou os portugueses na gestão do seu orçamento cada vez mais limitado, além de reforçar que irá fazer mais acções destas ao longo do ano.
Esta campanha já está a ser analisada pela ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) e no caso de se provar a prática de dumping – preços abaixo dos custos, o Pingo Doce arrisca-se a uma pesada multa.
A DECO apenas aconselha a que os portugueses não se deixem levar pela euforia destas campanhas, acabando por fazer compras sem critério e comprometendo o orçamento familiar.
Olhando para o exemplo do Pingo Doce, que obrigava a gastar 100 euros para dar um desconto de 50%, a DECO alerta que provavelmente, nesses moldes muitos consumidores precisaram de recorrer ao cartão de crédito, o que pode originar uma situação de sobreendividamento.