Muita gente sonha em viajar para a Ásia, só que muitos embarcam nessa tão sonhada viagem sem estar preparado. Existem cuidados a ter ao viajar para a Ásia que podem ditar o sucesso desta aventura.
A verdade é que este continente tem um encanto especial, provocando sempre uma vontade viciante de regressar e conhecer cada vez mais. Lugares apaixonantes, cheios de história, tradições, paisagens de tirar o fôlego, boa gastronomia, além de um povo extremamente recetivo e hospitaleiro.
Se for bem preparado, pode estabelecer um roteiro fantástico com o qual muitos sonham, desde que tenha em conta os cuidados a ter ao viajar para a Ásia que iremos enumerar.
10 motivos para conhecer a Ásia
Mas antes disso, vamos desmitificar o porquê do encanto da Ásia. Por que motivo tantas pessoas vêem os países asiáticos como a sua viagem de sonho?
1. Cultura e história
A Ásia tem um património cultural riquíssimo. Em cada esquina, esconde-se mais um templo e mais uma folha do seu livro de história. A cultura é tão diferente da que estamos habituados no mundo ocidental, de tal forma que este choque cultural é um motivo bastante cativante.
2. Povo acolhedor
A simpatia dos asiáticos, principalmente nos países do Sudeste, não é forçada, mas sim natural e espontânea. É um povo que sabe que vive dos viajantes e, por isso mesmo, são acolhedores e atenciosos. Qualquer um está disposto a ajudar e a curiosidade é-lhes inerente.
3. Beleza natural
Ninguém consegue ficar indiferente à beleza natural destes países. As praias da Tailândia, as montanhas do Nepal e as Cascatas do Laos são só alguns exemplos do que a natureza fez de melhor no continente asiático.
4. Gastronomia
No Oriente, o melhor sítio para comer é mesmo na rua, nos mercados locais. É lá que pode experimentar os melhores noodles, os melhores fried rice e, para os mais corajosos, os insetos e os bichos estranhos que não são habituais na Europa. Aqui, a gastronomia tem um sabor especial, que não conseguimos sentir nos restaurantes asiáticos em Portugal.
5. Vida barata
Comer por 3 dólares, dormir por 5 e viajar por 8 para o outro lado do país. Se não for demasiado exigente, a vida na Ásia pode ser mesmo muito barata, e isso leva a que os jovens consigam viajar por aqueles países durante algumas semanas, sem grande esforço. O truque é fugir de tudo o que é mais turístico e integrar-se na cultura deles.
6. Clima
Em geral, nos países asiáticos está sempre bom tempo, e, no geral, há praticamente apenas duas estações do ano: a época seca e a época chuvosa. Tanto numa como noutra, há calor e bom tempo, o que leva os viajantes a puderem andar à vontade nas praias e nos templos..
7. Hábitos e costumes
São completamente opostos dos hábitos e costumes ocidentais; e talvez por isso sejam tão cativantes. Durante a viagem, é fácil olhar à volta e ver as diferenças: comer com as mãos na Índia, passearem famílias de 4 e 5 pessoas numa mota no Vietnam e as crianças andarem descalças nas escolas no Cambodja…
8. Facilidade na deslocação
É fácil e barato. Afaste-se dos autocarros turísticos e dos táxis. Alugue uma mota, negoceie o preços dos tuk tuks, apanhe os autocarros locais e night bus. As ofertas são bastantes e muito baratas.
9. Compras
É fácil perder a cabeça nos mercados. Artigos giros e diferentes que decoram qualquer casa e que dão óptimas prendas para a família e amigos. O único truque aqui é regatear.
Cuidados a ter ao viajar para a Ásia
Antes da partida
1. Passaporte e visto
- Verifique se dispõe de passaporte válido. Alguns países exigem um prazo de validade que poderá ir até 6 meses após a viagem;
- Se possível deixe a familiares fotocópia do passaporte e o contacto do hotel onde ficará instalado;
- Verifique ainda se os seus cartões de crédito/débito são aceites no país de destino;
- Atempadamente verifique se necessita de visto para entrar no país de destino. Se sim, não parta sem esse documento. Alguns países, como o Vietname possibilitam a obtenção do visto online;
- Se vai viajar para países com condições de segurança precárias, procure obter o máximo de informação possível antes da partida e informe a Embaixada e/ou o Consulado de Portugal no país ou países que pretende visitar, das datas previstas para o início o conclusão da viagem, itinerário, locais de pernoita e respectivos contactos telefónicos;
2. Ingestão de bebidas alcoólicas
- Alguns países regem-se por severas leis proibindo o consumo, importação e venda de bebidas alcoólica. Informe-se antes da partida.
3. Saúde
- Caso se desloque a um país de clima tropical ou com doenças endémicas, efectue antecipadamente, 6 a 4 semanas antes da partida, uma consulta de Medicina das Viagens;
- São recomendáveis as seguintes vacinas, dependendo em específico do país que irá visitar:
- Hepatite A: uma doença transmissível através de água e comida contaminada
- Febre Tifóide: também transmissível através de água e comida contaminada e particularmente recomendada para quem planeia viajar por cidades mais pequenas ou zonas mais rurais
- Encefalite Japonesa: recomendada para quem planeia viajar por um mês ou mais pela Malásia, principalmente por zonas rurais, sendo transmitida através da picada de um mosquito infectado
- Raiva: principalmente recomendada a quem planeia passar muito tempo em actividades exteriores como acampar, trekking, escalada, etc, a quem possa vir a passar muito tempo com animais e a crianças pequenas que tendem a brincar com animais na rua
- Transporte sempre consigo a receita médica dos medicamentos que esteja a tomar. Lembre-se que existem substâncias legalmente permitidas em Portugal que são ilegais noutros países;
- Têm-se verificado alguns casos de dengue entre os estrangeiros, pelo que devem tomar precauções para evitar as picadas de mosquitos;
- Informe-se sobre os acordos de assistência médica que possam existir com o país de destino;
- Gripe aviária: não se têm registado novos casos, pelo que não parecem, de momento, existir motivos para especiais precauções, além de cuidados gerais, como evitar a ingestão de carne de aves mal cozida.
4. Transportes
- Caso vá conduzir, verifique se a sua carta de condução está dentro do prazo de validade e se é reconhecida pelo país que pretende visitar e respeite ao máximo o código da estrada desse país. Lembre-se que muitos países utilizam mecanismos de aplicação imediata da sanção decorrente da infracção praticada.
5. Questões gerais
- Efetue o seu registo de viagem no endereço e-mail do Registo ao Viajante: [email protected];
- É também aconselhável fazer um seguro internacional de viagem que inclua cuidados médicos, pois os custos ou taxas correspondentes podem, nalguns casos, mormente em hospitais privados, ser elevados.
Durante a viagem
1. Documentação
- A fim de evitar o extravio da documentação, é aconselhável o depósito dos originais e dos bilhetes de viagem nos cofres do hotel.
2. Comportamento diário
- Qualquer que seja o país de destino, deverá evitar a exibição de joias e objetos de valor. Os pequenos furtos são uma constante e toda a precaução é recomendável;
- Evite frequentar ruas mal iluminadas de noite e não resista a uma tentativa de roubo violento;
- Não transporte malas ou embrulhos que não lhe pertençam e mantenha sempre sob vigilância a sua bagagem;
- Não conduza veículos de outras pessoas através de fronteiras;
- Recuse e evite qualquer tipo de contacto, manipulação ou consumo de drogas. Poderá enfrentar, consoante a lei de cada país, multas pesadas, longas penas de prisão em condições difíceis, ou mesmo a pena de morte.
3. Vestuário
- Nos países muçulmanos e orientais, o viajante deparar-se-á com culturas muito diferentes da ocidental, devendo observar as regulamentações locais relativas ao vestuário e formas de comportamento.
4. Alimentação e bebida
- A água e a alimentação são muito diferentes do que estamos acostumados. Encontrará muitas barracas de rua e a nossa recomendação é que apenas coma naquelas que lhe pareçam minimamente confiáveis;
- Quanto à água só deve beber engarrafada e, por precaução, trate toda a água que não for fervida ou engarrafada;
- Leve um produto de desinfeção de água ou um filtro apropriado para desinfetar toda a água que não foi tratada;
- O consumo de drogas e de bebidas alcoólicas é geralmente punido com pesadas penas de prisão.
5. Higiene
- Lave os dentes com água engarrafada (em locais de risco elevado);
- Lave sempre as mãos quando vai à casa de banho;
- Não leve as mãos à boca;
- Leve consigo líquido desinfectante;
- Evite tomar banho e nadar em águas doces paradas.
Em caso de necessidade, as Secções Consulares das Embaixadas e os Consulados Portugueses podem prestar apoio aos viajantes. Esse apoio traduz-se na:
- Emissão de documento de viagem provisório, para situações de extravio de documentação;
- Facilitação do contacto com unidades hospitalares, em caso de acidente ou doença e com advogados em caso de detenção.
A proteção consular não poderá, no entanto, libertá-lo da prisão, pagar as contas do hotel, do médico, do advogado, de viagens ou outras. Por isso, o ideal é planear atempadamente a sua viagem, respeitar os costumes e tradições locais, bem como os cuidados a ter ao viajar para a Ásia. Aí sim poderá desfrutar em pleno das maravilhas deste continente.
Veja também: