Share the post "Estes são os principais cuidados a ter com o gás lá em casa"
O gás é um combustível de uso doméstico bastante comum, mas precisamente por ser um combustível comporta várias preocupações. São várias as comodidades numa casa que dependem deste recurso e que promovem o conforto das pessoas que lá vivem. Para evitar acidentes de maior, é necessário que se aprendam os cuidados a ter com o gás, até porque as consequências podem ser bastante graves.
Seja para fins culinários com fogões a gás, para aquecimento a gás natural ou mesmo com botijas de gás, a verdade é que este produto está generalizado pelas nossas casas.
Os principais riscos associados à utilização de equipamentos a gás têm a ver tanto com o perigo de fuga e que normalmente não é fácil de detetar, como com o perigo de inalação de monóxido de carbono, resultante da combustão do gás.
Tipos de gás que pode ter em casa
Gás Natural
Tal como o próprio nome indica, gás natural é uma fonte de energia cuja origem é natural, isto é, resulta da decomposição de matéria orgânica vegetal e animal acumulada em jazidas naturais subterrâneas. Ou seja, não sofre grandes processos desde que é extraído até ser consumido.
Formada em mais 70% por gás metano, acaba por assegurar uma queima limpa, eficiente, económica e mais segura do que, por exemplo, o tradicional gás butano. Em termos de utilização nas nossas casas pode cumprir fins diferentes que passam pela climatização, preparação de alimentos, aquecimento de águas quentes sanitárias.
Gás butano
O gás butano é o gás mais tradicional que nos habituamos a ver à venda à porta das estações de gasolina, por exemplo, Uma garrafa de gás butano pode ser utilizada para aquecimento, em fogões a gás ou até mesmo para aquecer águas. Em média, uma garrafa de 13kg tem a capacidade para preparar 100 refeições em casa ou aquecer mais de 3.600 litros de água.
No que aos cuidados a ter com o gás butano diz respeito, é necessário um cuidado redobrado, já que falamos do tipo mais sensível às exigências de segurança, rendimento, limpeza e economia.
Gás propano canalizado
Por fim, temos o gás propano canalizado. Pertencente à família dos gases domésticos, ele é o mais eficaz em termos de poder calorífico e assemelha-se ao gás natural no que à comodidade e segurança diz respeito.
Tal como o nome indica, este tipo de gás passa diretamente pelas canalizações das residências, estando assim disponível 24h por dia, 365 dias por ano, sem interrupções. Após a sua instalação, necessita de uma vistoria certificada para verificar os níveis de monóxido de carbono e garantir a total segurança do abastecimento e uma vistoria regular.
Comportamentos a evitar com a utilização do gás em casa
Para evitar surpresas e acidentes que podem resultar em fins trágicos, existem, pelo menos, 15 comportamentos e cuidados a ter com o gás que deve aplicar no dia a dia.
- Procure não ter esquentadores em espaços não ventilados ou em casas de banho.
- Não deixe o esquentador ligado sem ninguém em casa.
- Nunca deixe o fogão ligado sem a presença de pessoas.
- Não utilize os tubos do gás para pendurar objetos, ainda que leves.
- Afaste as garrafas de gás de qualquer fonte de calor.
- Não guarde as garrafas de gás em caves.
- Guarde-as sempre na vertical e nunca as tombe.
- Nunca, em momento algum, utilize fósforos ou isqueiros para procurar fugas de gás.
- Compre os equipamentos que sigam as normas emitidas pelas entidades competentes.
- Garanta que a instalação é feita por técnicos especializados e que as inspeções estão em dia.
- Proceda às reparações e manutenções apenas com técnicos especializados.
- Mande limpar regularmente chaminés e exaustores.
- Substitua os tubos e braçadeiras regularmente.
- Invista em detetores de gás para instalar nas várias divisões da casa.
- Teste regularmente esses detetores.
Cuidados a ter com o gás: o que fazer em caso de suspeita de fuga?
Já sabe o que fazer como forma preventiva. Mas está desconfiado que a sua casa está com uma fuga de gás. Então, o que fazer? Nós partilhamos consigo os principais passos a seguir:.
- Desligue imediatamente o fornecimento geral do gás.
- Não utilize interruptores ou equipamentos elétricos (são condutores).
- Apague qualquer chama que esteja acesa (velas aromáticas e incensos incluídos).
- Não fume.
- Abra todas as portas e janelas para garantir a ventilação dos espaços.
- Contacte o seu fornecedor de gás.
É muito importante que tome todas estas medidas até porque muitas vezes os perigos associados à utilização de equipamentos a gás em casa são silenciosos, ou seja, são difíceis de prever e provocam a limitação das reações.
Assim, no caso da possibilidade de fuga de gás e risco de inalação do mesmo ou de monóxido de carbono, fique atento a sintomas como tonturas e dores de cabeça, sonolência e perda de forças, pele arroxeada e perda de consciência.
Caso se depare com este cenário ou com uma possível vítima de intoxicação por gás ou monóxido de carbono é fundamental que tente retirar a vítima para um local arejado, protegendo as vias respiratórias, ou evitando mesmo respirar, para não correr o risco de inalar também esses gases.
Além de seguir os comportamentos indicados anteriormente para o caso de suspeita de fuga de gás, deve também contactar imediatamente o 112.