Tal como com os humanos, há cuidados a ter com os animais nos dias de calor, permitindo-lhes usufruir do bom tempo em segurança.
O tempo quente pode, em alguns casos, ser um inimigo dos patudos e criar algmas situações que podem afetar de forma significativa o seu bem estar.
Respiração ofegante, ansiedade, cansaço, saliva excessiva, pele demasiado quente, batimento cardíaco acelerado, imobilidade – estes são os sinais que o devem deixar alerta, uma vez que são os principais sintomas de que o seu animal está a sofrer um golpe de calor.
Assim sendo, conheça alguns dos principais cuidados que deve ter em atenção quando chegam as temperaturas mais altas para que o seu animal de estimação não passe mal.
Cuidados a ter com os animais nos dias de calor
Carro
Antes de mais, deve evitar deixar um animal dentro do carro, uma vez que a temperatura no interior sobe muito num curto espaço de tempo: num dia em que a temperatura ambiente ronde os 25ºC, a temperatura que se faz sentir dentro do carro é de 40ºC, em apenas alguns minutos.
Deste modo, se tiver de deixar o seu animal dentro do carro, faço-o por um curto período de tempo e garanta alguma ventilação para que o ar circule.
A PETA, associação para a defesa do direito dos animais, lançou uma campanha que pretende alertar para os perigos de deixar um cão dentro do carro.
As varandas são outro local comum de perigo e motivo para mais um dos cuidados a ter com os animais nos dias de calor. À semelhança do que acontece nos carros, também aqui há que garantir certas condições mínimas, como uma sombra para que o animal se possa proteger e água fresca e limpa.
De todas as formas, caso se depare com animal em perigo devido ao calor intenso, deverá contatar as autoridades locais.
Hidratação
Um dos cuidados a ter com os animais nos dias de maior calor prende-se com a hidratação. Assim sendo, devemos redobrar a hidratação dos animais, não esquecendo os gatos. A verdade é que também os gatos sentem uma maior necessidade de beber água nos dias de maior calor, pois só assim conseguem manter a temperatura corporal.
Deste modo, procure ter sempre a taça de água cheia ou então recorra aos dispensadores de água, que garantem que o seu animal de estimação tem acesso a água limpa e fresca, quando o necessite.
Cuidados com as patas
Levar o cão à rua, varia de acordo com a necessidade e idade do animal. Porém, deve evitar passear o cão nas horas de maior calor, optando assim pelos passeios matinais, por volta das 10h ou então, sempre que possível, depois das 16h.
Ao evitar estas horas está a proteger o animal dos golpes de calor, bem como as suas patas de queimaduras, nomeadamente as suas “almofadas”. Para além de garantirem a locomoção do animal, têm a função de manter uma temperatura homogénea do seu corpo.
Pelo
Um dos aspetos a ter em atenção está relacionado com o comprimento dos pelos dos animais. Os cães de pelo comprido, por exemplo, podem ter maiores problemas em manter uma temperatura homogénea. Uma solução passa por escová-lo várias vezes ou então tosquiá-lo.
Banhos
Uma forma de se divertir com o seu cão é optar por dar-lhe um banho de mangueira! Esta é uma solução que, para além de ir ao encontro dos cuidados a ter com os animais nos dias de calor, vai proporcionar um momento de diversão e empatia com o seu companheiro de quatro patas e, no final, ele vai agradecer.