Share the post "Em tempo de pandemia, saiba os cuidados a ter quando faz pagamentos"
Numa altura em que o número de infetados com o novo coronavírus tem vindo a subir significativamente, todos os pequenos gestos do dia a dia contam para evitar a propagação da doença, e até os meios que utilizamos para fazer pagamentos devem ser tidos em consideração.
Com o país de regresso a um novo confinamento, ter um comportamento preventivo é agora mais importante do que nunca.
Por isso, além de todos os cuidados a que já nos habituamos nos últimos meses, quando tiver de fazer compras ou pagamentos, saiba quais os métodos a que deve dar preferência.
Que meios de pagamento deve privilegiar?
Longe vão os tempos em que apenas podia pagar em dinheiro. Hoje há inúmeras formas de fazer pagamentos, algumas das quais não requerem sequer o uso de um cartão físico.
Do MB WAY às aplicações do supermercado onde costuma fazer compras, o que não falta são novas opções. E esta é a altura ideal para lhes dar uso. Pode até aproveitar o pretexto para guardar as notas e moedas num mealheiro e ir fazendo uma pequena poupança.
Nunca é demais lembrar, no entanto, que nas compras presenciais, qualquer que seja o método de pagamento utilizado, há sempre cuidados de higiene e segurança a ter em conta para evitar o contágio por coronavírus.
Mantenha sempre uma distância física de segurança das outras pessoas e não se esqueça de lavar bem as mãos ou desinfetá-las depois efetuar as suas compras e o pagamento.
Pergunte se pode pagar por MB WAY
Este sistema é uma das melhores opções a considerar para evitar o contacto físico nas compras presenciais e são cada vez mais os comerciantes que aceitam pagamentos por esta via.
O pagamento pode ser feito através do seu número de telefone, ficando o valor imediatamente disponível na conta do recetor, mas não só.
Pode, também, pagar por QR Code, se o terminal de pagamento por multibanco do lojista o permitir. Basta aceder ao MB WAY no seu smartphone, clicar “Pagar com MB WAY”, ativar o acesso à câmara e ler o QR Code apresentado no terminal do comerciante.
O MB WAY disponibiliza também a tecnologia contactless, que permite a troca de informações entre dispositivos por aproximação, sem qualquer necessidade de configurações adicionais.
Em qualquer uma destas modalidades evita o contacto com os terminais de pagamento automático (TPA), podendo utilizar apenas e só o seu telemóvel.
Veja se o seu cartão é contactless
Os cartões contactless possuem tecnologia de leitura por aproximação, o que possibilita o pagamento até 50 euros por compra (150 euros/dia) sem ter de introduzir o PIN. Basta que aproxime o cartão do terminal de pagamento.
Há cartões de débito, cartões de crédito e cartões pré-pagos com esta tecnologia.
Se ainda não tem um, pondere pedir a substituição do seu cartão por outro que seja contactless.
Prefira sempre os cartões ao dinheiro
O pagamento com cartões, mesmo no caso de não serem contactless, é sempre mais seguro do que manusear dinheiro, uma vez que na maioria dos casos só o utilizador terá de tocar no cartão. Além disso, diminui o contacto com a pessoa que esteja a receber o pagamento.
Ainda assim, não deixa de exigir alguns cuidados, uma vez que terá de inserir o código PIN no mesmo terminal de pagamento automático que é tocado por muitas outras pessoas. Como tal, no final da operação, não se esqueça de lavar ou desinfectar bem as mãos.
Opte por comprar online sempre que possível
As compras online são, em muitos casos, uma alternativa de acesso a bens ou serviços que não acarreta tantos riscos.
Mas até nestes casos há cuidados a ter em conta, nomeadamente no momento da entrega, afinal não deixa de ser um contacto humano próximo.
Algumas empresas de entregas e transportes adotaram no início da pandemia medidas de controlo e prevenção neste sentido, como deixar as encomendas à porta e abdicar da necessidade de assinar o comprovativo de receção da encomenda.
Ative o débito direto para pagar as contas fixas
Se ainda não o faz, esta é uma boa altura. Coloque as contas fixas com débito direto, evitando, assim, deslocações a papelarias ou quiosques para pagamento em Payshop. Além disso previne esquecimentos e já não terá de se deslocar ao balcão físico da entidade prestadora do serviço sempre que tiver faturas em atraso.
Se preferir, pode ainda fazer estes pagamentos pelo homebanking através da referência multibanco que vem juntamente com a fatura, e nesse caso não tem de recorrer uma caixa física.
Utilize as aplicações de supermercados e lojas (que dão para pagar)
Alguns supermercados permitem fazer o pagamento das compras através das suas próprias apps, como é o caso, por exemplo, do Continente. Só é preciso descarregar a app e associar um cartão de pagamento. Quando for pagar as suas compras na caixa, selecione a opção “Usar Cartão” e apresente o número que aparece no ecrã.