Infelizmente os pneus para o carro não são a coisa mais barata que existe. Quando chega a altura de os substituir, qualquer condutor fica triste, mas com estes cuidados a ter com pneus a coisa não fica assim tão mal – acabamos por poupar a longo prazo por fazer com que eles durem mais.
5 Coisas a fazer para prolongar a vida dos seus pneus
1. Verifique a pressão dos pneus
A pressão é dos mais importantes cuidados a ter com pneus, e traz vantagens não só em termos financeiros mas também no que toca a segurança. Pneus com a pressão certa reduzem o risco de perder o controle do carro, têm desgaste diminuído e ajudam até a poupar no combustível.
A pressão dos pneus deve ser verificada mensalmente, e antes de grandes viagens. Com o tempo e o uso a pressão dos pneus vai-se indo, logo é importante estar atento.
2. Mantenha-os equilibrados
Todos os pneus no carro devem ser iguais e todos devem ter a pressão adequada. Se este equilíbrio não estiver presente, vai sentir mais virações e dificuldades ao conduzir, vai aumentar a pressão nas peças do carro e arrisca fazer com que se estraguem antes do tempo.
Proteja o seu carro com 4 meses gratuitos de Seguro Automóvel
3. Coloque pneus novos atrás
Há vários cuidados a ter com pneus, mas não há muitos com a importância deste. Sempre que substituir apenas dois pneus no seu carro, estes vão para trás, pois trazem algumas vantagens:
- Melhor maneabilidade na estrada;
- Maior segurança no que toca a travagens e curvas;
- Menor risco de perder o controle do carro.
Quer tenha tração traseira ou dianteira, pneus novos vão para as rodas de trás. Ao fazê-lo irá estar a evitar acidentes que podem ter consequências graves.
4. Substitua as válvulas
A rotação dos pneus faz com que as válvulas fiquem sujeitas a pressões sempre que conduzimos. Apesar de estas aguentarem com muito, acabam por desgastar e começam a deixar de fazer o seu trabalho como deve ser.
Se não substituir as válvulas, outros cuidados a ter com pneus vão acabar por custar mais, pois estas ajudam a manter a pressão, e a garantir que os pneus não precisam de ser substituídos antes do tempo.
5. Verifique o alinhamento
Quando bate com as rodas no passeio, quando passa por buracos ou quando bate em algum objeto com as rodas, está a alterar ligeiramente o alinhamento da direção. Com o tempo, este acaba por ser significativo e faz com que a condução se torne mais difícil, e com que gaste mais combustível.
O alinhamento pode também ser alterado devido a desgaste desigual nos pneus. Seja como for, deve falar com um especialista para resolver o problema.
Simular o meu Seguro Automóvel personalizado
Veja também: