A gravidez é uma situação normal e geralmente bela e única, mas exige uma atenção e cuidados especiais para zelar pela sua saúde e pela do bebé (ou bebés, se estiverem gémeos a caminho).
Considerar as recomendações médicas e os cuidados a ter na gravidez contribuirá para uma gestação mais tranquila que com certeza aumentará as hipóteses de ter um bebé igualmente tranquilo e saudável.
7 cuidados a ter na gravidez
1. Frequentar com regularidade as consultas de vigilância
Só desta forma poderá acompanhar o crescimento do bebé e saber com tempo se há alguma situação anómala com a sua saúde ou a do bebé, facilitando, assim, a sua resolução.
Durante as consultas de vigilância da gravidez faça todas as perguntas, não fique com dúvidas ou com vergonha. Pense na sua saúde e na do seu bebé (ou bebés) em primeiro lugar.
2. Alimentar-se bem e seguir alguns conselhos alimentares
Uma alimentação equilibrada e variada, rica em legumes e frutas, hidratos de carbono (preferencialmente integrais), proteínas (peixe, carne, ovos, etc.), etc., garantirá os nutrientes essenciais para se manter saudável e providenciar o desenvolvimento do bebé.
Deve ainda seguir alguns conselhos alimentares, como, por exemplo, evitar certos alimentos que podem representar risco para o bebé se estiverem contaminados. São disso exemplo: queijos frescos, carne e peixe crus ou mal cozinhados, frutas e legumes mal lavados.
3. Não fumar nem beber bebidas alcoólicas
São conhecidos os efeitos nocivos na saúde da mãe e do bebé face à ingestão de bebidas alcoólicas e do hábito de fumar. Por isso, se quer melhorar a sua saúde e a do seu bebé, deve eliminar estes dois elementos pelo menos durante a gravidez e a amamentação.
4. Consultar o médico antes de tomar qualquer medicamento
Se necessário for, há medicamentos essenciais para resolver certas situações e que não farão mal ao seu bebé. Há até aqueles totalmente indicados, como o ácido fólico ou um complexo vitamínico e mineral.
No entanto, também os há que podem ser prejudiciais. Por essa razão, não deve tomar qualquer medicamento, mesmo os que utiliza(va) habitualmente sem consultar a equipa de saúde que vigia a sua gravidez.
5. Exercitar-se adequada e regularmente
A sua serenidade e bem-estar serão também os do bebé, por isso, e sempre com a devida autorização e acompanhamento médicos (porque há gravidezes em que a prática de desporto é desaconselhada), exercite-se, seja através de caminhada, natação, de outro desporto que pratique habitualmente e que não coloque em risco a gravidez.
6. Relaxar, respirar fundo e ter pensamentos positivos
Escute o seu corpo, em determinadas fases da gravidez vai sentir mais sono ou mais cansaço. É importante reconhecer os sinais e respeitá-los.
Aprender a relaxar, a respirar fundo e a controlar a respiração são também aliados para enfrentar os dias ou momentos em que a ansiedade chega, independentemente do motivo.
Pense positivo, sorria, ouça música, passeie à beira mar ou num local aprazível, pinte, escreva, faça algo que lhe traga prazer e serenidade. Acredite, o seu bebé vai sentir o seu estado de espírito, por isso importa que ele seja bom e calmo.
7. Namorar muito e preparar a chegada do bebé atempadamente
Pois é, esta viagem será mais serena se partilhada e vivida com carinho. Pai e mãe têm receios, dúvidas e papéis importantes, por isso convém que se apoiem e conversem sobre a gravidez e o novo membro da família, bem como que preparem atempadamente a sua chegada.
O pai tem, sem dúvida, um papel primordial no acompanhamento durante a gravidez, mas ainda mais com a chegada do bebé (na ajuda à mãe e no cuidado e vínculo emocional com o bebé).
Há realmente cuidados a ter na gravidez que não deve descurar para ajudar a que tudo corra bem. São, sem dúvida, momentos únicos… essa viagem do desenvolvimento e nascimento de um novo ser.
Veja também: