Ekonomista
Ekonomista
22 Jul, 2024 - 11:55

Saiba como evitar o calor intenso dentro do carro no verão

Ekonomista

O verão leva, muitas vezes, a um calor intenso dentro do carro. No entanto, há certos cuidados que pode ter para o evitar.

calor intenso dentro do carro

O verão está pujante e as altas temperaturas já se fazem sentir em algumas zonas do país. Assim, nunca é demais alertar os condutores e passageiros automóveis para cuidados a ter com o calor intenso dentro do carro, e quando possível, a evitar a subida das temperaturas.

Preste atenção às recomendações deixadas por polícia e bombeiros nestas alturas, nunca descure de medidas de segurança necessárias e úteis para a segurança de todos.

Sabia que um carro parado, com os vidros fechados, apenas demora cerca de 5 minutos a aumentar a temperatura interna em cerca de 10 graus, comparativamente à externa? E nem sequer é preciso deixar o carro diretamente exposto ao sol para as temperaturas aumentarem.

Crianças, idosos e animais nunca devem, em nenhuma circunstância, ser deixados dentro das viaturas estacionadas. Saiba como pode amenizar o calor intenso dentro do carro.

6 dicas para evitar o calor intenso dentro do carro

1

Estacionamento à sombra/locais tapados

Sempre que possível, estacione o carro num local coberto. Escolha sempre estacionar onde possa estar mais protegido da luz solar e em parques que estão servidos de ar condicionado e ventilação.

Caso não seja possível, a próxima opção é estacionar à sombra, claro. Esta é, sem dúvida, um das mais eficazes soluções para evitar o calor intenso dentro do carro.

2

Utilização de acessórios protetores

Falamos dos para-sóis e cortinas para os vidros retrovisores, laterais e claro, para o para-brisas. Sobretudo relativamente a este último componente, é obrigatório colocar um para-sol de alumínio para refletir a luz e evitar o contacto direto do sol no tablier e volante.

Praticamente todos os carros atualmente têm cortinas nos assentos traseiros para proteger, sobretudo, as crianças que lá circulam.

Poderá até colocar toalhas em cima do volante, se não tiver outra hipótese.

3

Ar condicionado

Não utilize o ar condicionado no máximo, para evitar choques térmicos devido às grandes diferenças de temperatura. Pode não ser uma dica para diretamente evitar o calor intenso dentro do carro, mas vai evitar constipações e outros problemas.

Outra dica relacionada com o ar condicionado, é não o ligar imediatamente quando entra no carro. Assim, abra primeiro as janelas para permitir a troca de ar enquanto já circula durante uns minutos. Depois, então, ligue o ar e feche os vidros. Esta recirculação permite que a queda da temperatura interna seja mais rápida.

4

Janelas abertas

Se circular apenas em curtas distâncias, prefira circular com as janelas abertas, visto que o ar condicionado ainda demora a arrefecer o ambiente.

Por vezes, em distâncias mais curtas pode não valer a pena e até está a poupar.

5

Polimentos

Fazer um polimento periódico pode ser uma ajuda preciosa se sentir um calor intenso dentro do carro. Além de ser fundamental para proteger a pintura dos carros, a cera reforça a camada superior de tinta, ajudando na resistência ao calor e raios UV.

Não é má ideia levar o carro a um profissional para um polimento bem feito.

6

Películas nos vidros

Colocar películas nos vidros pode ser uma opção mais cara e têm mesmo de ser aplicadas por profissionais. No entanto, pode ter várias vantagens a longo prazo.

As películas filtram os raios UV, reduzindo de forma considerável a temperatura e, por conseguinte, ajudar a baixar o consumo de combustível, ao reduzir a necessidade do ar condicionado.

Veja também