Há pessoas que parecem mais novas, outras mais velhas… E tudo isso depende, além de questões genéticas, de como se está a tratar – afinal, já sabemos que é preciso oferecer cuidados especiais à tez. Mas, como cuidar da pele em cada idade?
O nosso rosto pode, ou não, ser a imagem de como nos sentimos, daquilo que somos e, para sermos justos connosco e com o tempo, há que passar a imagem mais fidedigna possível. Por isso, vamos partilhar todas as dicas para saber como cuidar da pele em cada idade.
Cuidar da pele em cada idade: aos 20, 30, 40, 50 e 60 anos
Mostre que gosta do seu aspeto, que gosta de cuidar de si – e não tem que o mostrar a mais ninguém além de si própria. Se usa os mesmos cremes há imenso tempo, está mesmo na altura de mudar e adaptar os cuidados de beleza à sua idade e especificidades da pele, que vai mudando ao longo dos anos.
Sim, à medida que envelhecemos, a pele muda: o que resultou aos 20 anos, não resultará – nem é adequado – para os 30 ou 40. Se o seu objetivo é manter um brilho juvenil e parecer sempre radiante, então há que cuidar da pele em cada idade com recursos diferentes. Saiba como.
Cuidar da pele em cada idade: 20 anos
Nesta idade, o objetivo é preservar e proteger e pele. Pode ser um período de vida mais despreocupado, mas ainda assim é preciso estar atento à exposição solar, às noites mal dormidas, aos episódios de acne que ainda sobraram da adolescência e, claro, à hidratação. Pode até achar que não precisa de grandes cuidados, mas lembre-se que uma pele cuidada passa pelos anos com mais saúde e isso deve começar desde cedo.
Sabia que é durante os 20 anos que aparecem as primeiras linhas finas e os primeiros sinais de rugas? Como tal, há que detê-los e neutralizar o quanto antes. Veja como:
- A primeira e última coisa que deve fazer no seu dia, deve ser lavar bem a pele, com um sabonete ou espuma adequados;
- Use um hidratante leve que contenha protetor solar, após a limpeza matinal e à noite;
- Se tiver acne ligeira, poderá beneficiar de um tratamento à base de ácido salicílico ou peróxido de benzoíla, que deverá ser realizado após visita ao dermatologista;
- Aplique um soro à noite que contenha extrato de romã, vitamina C ou extrato de sementes de uva, nutrientes antioxidantes, que ajudam a eliminar os radicais livres responsáveis, também, pelo envelhecimento da pele;
- Considere usar um creme antienvelhecimento para a zona em redor dos olhos, mas com uma fórmula leve.
Cuidar da pele em cada idade: 30 anos
Quando chega aos 30 anos, é natural que comece a notar algumas manchas na pele, devido essencialmente à exposição solar, bem como uma acentuação de algumas linhas de expressão e rugas. Sim, está mesmo na altura de dar mais atenção aos cuidados com a pele.
Estes são os cuidados a adotar:
- A primeira e última coisa no dia, deve continuar a ser lavar bem a pele, com um sabonete ou espuma adequados, mas que contenha a ligeira função de esfoliante. Se conter camomila e aloé vera na composição, tanto melhor;
- Use um creme de olhos com protetor solar para o dia e um creme de olhos hidratante para a noite, além de um creme hidratante;
- Adicione um retinoide à sua rotina de beleza de final de dia, para ajudar a melhorar a textura geral e o tom da sua pele.
Cuidar da pele em cada idade: 40 anos
Aos 40 anos, o nível de estrogénio e colagénio na pele está a diminuir, pelo que é natural que note alguma flacidez e mais rugas.
Atente aos cuidados a ter:
- Faça uma limpeza diária da pele com um produto bastante hidratante e com recurso a uma escova que auxilie o processo de esfoliação;
- Deverá usar protetor solar todos os dias, mesmo quando não há sol;
- Os cremes a utilizar deverão ser ricos em retinoides (ajudam a melhorar a textura da pele) e péptidos (potentes auxiliares na reconstrução do colagénio perdido);
- Escolha um bom produto antienvelhecimento especificamente para o pescoço;
- Privilegia hidratantes com alto nível de glicerina ou ácido hialurónico para ajudar a pele a reter a hidratação necessária.
Cuidar da pele em cada idade: 50 anos
Hidratação é a palavra chave para cuidar da pele aos 50 anos. Nesta idade, poderá recorrer a tratamentos estéticos, desde que recomendados e orientados pelo seu dermatologista. Além disso, atente aos cuidados diários:
- Limpe e lave a pele com um sabonete adequado;
- Escolha um creme hidratante que contenha fator de proteção solar incluído;
- Durante o dia, aplique um soro rico em péptido e que contenha, igualmente antioxidantes para combater radicais livres ou ácido hialurónico para manter a pele hidratada;
- À noite, aplique um retinoide antes do creme hidratante;
- Use e abuse da vaselina, que é um produto bastante acessível e pleno em benefícios.
Cuidar da pele em cada idade: 60 anos
Nesta fase da vida, as rugas e linhas de expressão já estão bem marcadas, bem como as manchas e a perda de firmeza da pele. O próprio pescoço fica mais flácido e enrugado. Assim, deve privilegiar o uso de produtos que restaurem o contorno das células, com ativos clareadores e firmadores.
Além da limpeza adequada da pele, deve:
- Usar produtos rejuvenescedores e clareadores durante o dia;
- À noite, deve escolher cremes ou séruns com ácidos mais fortes;
- Ter uma consulta de dermatologia, pelo menos uma vez por ano;
- Ter sempre consigo uma água terminal mineralizante, para refrescar a pele, se tiver tendência para a secura ou ressecamento e que contenha ferro, potássio, cálcio, magnésio ou silício;
- Promover a microcirculação na pele, através de massagens feitas com movimentos circulares.
Veja também: