Dark Rebel resulta de uma obsessão e é, segundo a marca espanhola que integra o Grupo Volkswagen, a “provocação máxima do design CUPRA (…). É a tradução física do primeiro automóvel totalmente criado no espaço virtual da CUPRA, para uma futura geração de condutores”.
Trata-se de um carro elétrico que promete combinar desempenho, design e claro, sustentabilidade. Apresentado no CUPRA Open Space no IAA Mobility 2023 – Salão Automóvel de Munique – o novo automóvel desportivo é inspirado na cultura urbana e na irreverência dos jovens.
Com visual agressivo, linhas angulosas, faróis LED e uma cor violeta escuro que contrasta com detalhes em cobre e vermelho, o Dark Rebel é o resultado de mais de 270 mil configurações feitas no mundo virtual (no Metahype, o espaço da marca no metaverso), pela Tribo CUPRA, incluindo os embaixadores da marca (os jogadores do FC Barcelona Alexia Putellas, Marc ter Stegen, Ansu Fati e o ator Daniel Brühl).
Sobre este processo a CUPRA explica que “os dados recolhidos online no Hyper Configurator foram incorporados no design final do CUPRA DarkRebel, que passou agora do mundo virtual para o mundo real com a revelação da versão física no IAA em Munique”.
Sobre o Dark Rebel, Wayne Griffiths, CEO da CUPRA comentou: “Graças à paixão e à criatividade da Tribo CUPRA, conseguimos transformar uma das nossas mais poderosas obsessões num verdadeiro showcar. O CUPRA Dark Rebel é a provocação máxima do design CUPRA. É um rebelde com um objetivo: provar que os automóveis elétricos do futuro podem ser desportivos, sexy e emocionantes”.
Rebeldia de um desportivo de 2 lugares
O resultado do processo realizado é um automóvel desportivo de dois lugares, 100% elétrico, com uma arquitetura ‘shooting brake’ que reflete o pensamento da marca espanhola.
Esta arquitetura realça as dimensões do veículo (4,5 metros de cumprimento, 2,2 metros de largura e 1,3 metros de altura), principalmente quando as portas estão abertas e se detêm a 2,2 metros de altura, realçando o contraste das proporções da carroçaria.
O Dark Rebel combina elementos de design exterior inspirados na cultura urbana e na rebeldia. Vejamos algumas das principais caraterísticas:
- Carroçaria em tom violeta escuro com detalhes em cobre, que contrastam com o tom escuro e criam um efeito visual de sofisticação e ousadia;
- Capot longo com saídas de ar que melhoram a refrigeração do motor e a aerodinâmica do veículo;
- Secção frontal – zona do para-choques – com amplas entradas de ar. Faróis LED integrados, que conferem uma personalidade forte e agressiva;
- Secção traseira com para-choques esculpido que integra amplo difusor. Este realça o caráter desportivo e dinâmico do carro;
- Spoiler traseiro que aumenta a estabilidade e a aderência em altas velocidades;
- Jantes de liga leve com acabamento em cobre, que complementam o estilo do Dark Rebel e oferecem um desempenho superior.
À semelhança do design exterior o habitáculo é sofisticado e tecnológico. Os bancos em forma de baquet Supersport têm encostos de cabeça revestidos com tecido tricotado em 3D e suportados por estrutura feita em material transparente cristalino. Têm ainda inserções de cobre.
Por outro lado, o volante cruza as geometrias do mundo das corridas com a interatividade do mundo digital dos jogos; enquanto a manete da caixa de velocidades (colocada na coluna central do automóvel) fabricada em material transparente cristalino é iluminada, constituindo um dos elementos chave do habitáculo, a par da iluminação.
A zona que separa condutor do passageiro – a coluna central – tem formas assimétricas e assume o aspeto de uma escultura.
Pormenores do CUPRA Dark Rebel
Iluminação
Sendo um elemento chave no design do CUPRA Dark Rebel a iluminação destaca-se logo no exterior no logótipo iluminado.
O aspeto elegante da seção frontal é “realçado pela icónica assinatura luminosa triangular CUPRA que emerge da carroçaria, dando vida ao automóvel.
O conceito de iluminação baseia-se na decomposição do logótipo CUPRA em três triângulos, que são depois aplicados como DRLs (Daytime Running Lights)”.
Quilha de veleiro
A zona central do automóvel surge com o aspeto de uma quilha de veleiro. É construída num “material transparente e cristalino que liga a frente e a traseira do CUPRA DarkRebel. Este conceito realça o design inovador do veículo, conferindo-lhe um carácter desportivo”.
Ajuste da cor exterior
Para elevar a ousadia do design que combina linhas bem definidas com superfícies mais delicadas, surge a fluidez do tom violeta escuro da carroçaria que se adapta “e muda consoante a forma como a luz ambiente incide” no veículo, “realçando a postura forte e definindo o DarkRebel como um automóvel desportivo criado para ser conduzido”.
Jantes diferenciadoras
O design das jantes é inspirado nos carros de competição da marca espanhola e têm como caraterísticas principais a performance e a eficiência.
O desenho é dominado pelo logótipo CUPRA de forma triangular que “é expandido parametricamente através de toda a jante, desde a estrutura às coberturas aerodinâmicas e às peças de cobre do design”.
Sistema inteligente de controlo da climatização
No tejadilho está montada uma câmara térmica que monitoriza o estado do habitáculo, enquanto o sistema inteligente de controlo da climatização ajusta a temperatura e os fluxos de ar que saem através de aberturas localizadas sob o para-brisas.
As grelhas de ventilação, revestidas por tecido elástico respirável, expandem-se e tornam-se visíveis em função da quantidade de ar fornecida. A cor da iluminação ambiente na zona das grelhas indica se o interior está a aquecer ou a arrefecer.
Comunicação através da iluminação
A inovação faz-se sentir, também, através da interação do veículo com o utilizador. Neste sentido a comunicação surge através da iluminação continua “graças à utilização de uma tela fluida na parte superior do habitáculo que cria um modelo perfeito para os efeitos de iluminação, potenciando as emoções e as experiências dos ocupantes”.
Segundo a CUPRA “a luz flui pela parte da frente do habitáculo, por baixo do para-brisas, emerge das laterais dos bancos, as costas dos bancos são iluminadas, criando uma vibração que pode mudar de cor entre o azul-escuro e um magenta e violeta cintilantes e refletores”.
Ainda no habitáculo são utilizados materiais sustentáveis feitos de bambu 90% biodegradável.