São curiosidades interessantes que envolvem artistas famosos. Interessantes porque insólitas, algumas mesmo inacreditáveis. A intenção deste artigo não visa perpetuar os tradicionais preconceitos em torno da Arte e dos artistas, muito pelo contrário. De qualquer forma, temos a certeza que algumas destas curiosidades ou vão rasgar-lhe um sorriso ou promover um grande arregalar de olhos.
10 curiosidades interessantes dos artistas
1. Miguel Ângelo
Em toda a sua carreira artística, Michelangelo Buonarrotti, o conhecido artista renascentista só assinou uma das suas obras – “Pietá” (1498-1499), obra que se encontra atualmente na Basílica de S. Pedro, no Vaticano.
2. Auguste Rodin
A obra “L’âge d’airain” (1876), da autoria do escultor francês Auguste Rodin, foi alvo de muita polémica. Por ser tão realista, chegaram a pensar que o escultor tinha assassinado uma pessoa e moldado a escultura sobre o corpo dessa pessoa.
3. Gustav Klimt
O artista austríaco usava urina de gato para fixar os desenhos nos seus sketchbooks.
4. Pablo Picasso
O verdadeiro nome de um dos artistas mais influentes do século XX é: Pablo Diego Jose Santiago Francisco de Paula Juan Nepomuceno Crispin Crispiniano de los Remedios Cipriano de la Santisima Trinidad Ruiz Blasco y Picasso Lopez. Nasceu em Málaga/Espanha a 1881 e faleceu em Mougins/França a 1973. A par de Georges Braque foi o fundador do movimento cubista, por volta de 1907.
5. Henri Matisse
A obra “Le Bateau” (1953) de Matisse esteve pendurada ao contrário durante 47 dias no decorrer da exposição – “The Last Works of Henri Matisse”, inaugurada em 1961 no MOMA, em Nova Iorque. De entre as 116 mil pessoas que visitaram a exposição do fervoroso fauve, só uma delas se apercebeu da situação e participou o insólito à organização do Museu. Graças a esta espectadora a obra voltou a ser exposta corretamente.
6. Salvador Dali
O irmão do artista surrealista Salvador Dali faleceu exatamente 9 meses antes de Dali nascer. Quando fez cinco anos, os seus pais disseram-lhe que ele era a reincarnação do irmão, algo no qual acreditou toda a sua vida.
7. Piet Mondrian
A referência usada pelo artista holandês para a elaboração da obra “Broadway Boogie Woogie”(1942-43) foi precisamente a planta da cidade de Nova Iorque.
8. Chris Burden
Com o intuito de fazer uma performance, o polémico artista da Arte Conceptual pediu a um amigo para lhe dar um tiro. O vídeo “Shoot” (1971) foi gravado ao vivo durante essa performance e a prova que fica para a posterioridade.
9. Anish Kapoor
Um importante colecionador de arte foi indemnizado por uma empresa de transporte por ter colocado no lixo uma das obras do artista contemporâneo a pensar que aquele objecto não tinha qualquer valor.
10. Damien Hirst
O conceituado artista britânico, famoso pelas suas obras extravagantes, dirigiu o videoclip da música “Country House” da banda britânica Blur. Depois de visualizar o videoclip, as referências são óbvias.
Veja também: