Já cheira a Natal. As ruas acenderam-se nas luzes que todos os anos dão vida às cidades. Já cheira a bacalhau e a peru, aos preparativos das mães e das avós, à lareira acesa ou ao azevinho a decorar os cantos que se quiser. É outra vez Natal e as lojas já se enchem das mais variadas sugestões de prendas para a época de maior consumo no ano. E, numa altura em que andamos todos focados no consumo, porque não pensar nas mais engraçadas curiosidades de Natal? De onde vêm as coisas que estamos habituados a ver todos os anos nesta época natalícia?
6 factos curiosos sobre o Natal
1. Um pinheiro natural aguenta até 30 dias
Ainda há muitas pessoas que optam por fazer a árvore de natal utilizando um pinheiro natural. Esta opção requer alguns cuidados, uma vez que se trata de um ser vivo. Quando fizer a árvore, mantenha a terra e as raízes húmidas para que aguente, pelo menos, 30 dias. Uma curiosidade: afaste o vaso de sítios quentes e borrife, de vez em quando os ramos com água para que se mantenha sempre fresco.
2. A tradição do Perú de Natal surgiu em 1621
Para quem não sabe, o Perú de Natal foi servido pela primeira vez como prato principal durante o dia de Ação de Graças em 1621, nos Estados Unidos, mais precisamente no estado de Massachussets. Nessa altura, raiava o séc. XVII, o peru assumia-se pela primeira vez como um bom elemento de uma refeição desta índole.
3. São Francisco de Assis é o criador do presépio
O primeiro presépio da história foi criado por São Francisco de Assis, na noite de Natal no ano de 1223. Este presépio nasceu em Itália, fruto da vontade de São Francisco de Assis de celebrar o Natal da forma mais realista possível.
4. A Estátua da Liberdade é um símbolo do Natal
E perguntamo-nos nós o que terá a Estátua da Liberdade a ver com o Natal? A resposta é simples: a Estátua da Liberdade foi um presente de Natal oferecido aos Estados Unidos pela França.
5. As bolas de Natal representam maçãs
Antigamente as árvores de Natal eram enfeitadas por maçãs que, ao longo do tempo, foram sendo substituídas por bolas. Hoje em dia é raro vermos uma árvore de Natal que não tenha uma bola como enfeite.
6. Jingle Bells não era uma música Natalícia
Passando para as curiosidades de Natal associadas à música, sabe de onde veio a canção Jingle Bells? Não foi uma música escrita para o Natal, mas sim para o Dia de Ação de Graças. No entanto, tornou-se uma das mais famosas canções da época natalícia.
Veja também