Share the post "9 curiosidades sobre as Aldeias do Xisto que o vão fazer querer lá ir"
As Aldeias do Xisto deslumbram todos os que por lá passam. Mas há coisas que o podem cativar mesmo antes de lá chegar.
Se quiser fazer um brilharete juntos dos habitantes locais, aprenda algumas curiosidades sobre as Aldeias do Xisto. Com estes conhecimentos, poderá tirar ainda mais proveito daquilo que esta região tem para lhe oferecer.
9 curiosidades sobre as Aldeias do Xisto
A maior rede de aldeias em Portugal
São 27 as Aldeias do Xisto e representam a maior rede de aldeias em Portugal. No total, abarcam 16 freguesias, sendo elas:
- Arganil
- Castelo Branco
- Covilhã
- Figueiró dos Vinhos
- Fundão
- Góis
- Lousã
- Miranda do Corvo
- Oleiros
- Oliveira do Hospital
- Pampilhosa da Serra
- Pedrógão Grande
- Penela
- Proença-a-Nova
- Sertã
- Vila de Rei
Praias Fluviais
Pode encontrar 12 praias fluviais com bandeira azul. Esta é daquelas curiosidades sobre as Aldeias do Xisto extremamente úteis na época balnear.
A bandeira azul certifica que uma praia tem qualidade ambiental. E, para além disso, em 2017, 8 praias fluviais das Aldeias do Xisto receberam a medalha de ouro da Quercus.
Apesar de só 12 praias terem a bandeira azul, na rede das Aldeias de Xisto há acesso a mais 6. As 18 praias fluviais são:
- Peneda da Cascalheira/ Secarias, Arganil
- Pomares, Arganil
- Canaveias, Góis
- Peneda/ Pego Escuro, Góis
- Senhora da Graça, Lousã
- Senhora da Piedade, Lousã
- Bogueira, Lousã (com cadeira anfíbia)
- Carvoeiro, Mação (com cadeira anfíbia)
- Açude Pinto, Oleiros
- Alvoco das Várzeas, Oliveira do Hospital (com cadeira anfíbia)
- Avô, Oliveira do Hospital (com cadeira anfíbia)
- Janeiro de Baixo, Pampilhosa da Serra (com cadeira anfíbia)
- Pampilhosa da Serra (com cadeira anfíbia)
- Pessegueiro, Pampilhosa da Serra
- Louçainha, Penela (com cadeira anfíbia)
- Ribeira Grande, Sertã (com cadeira anfíbia)
- Troviscal, Sertã
- Bostelim, Vila de Rei
Arte rupestre
Não é só em Vila Nova de Foz Côa que pode encontrar arte rupestre. Esta é das curiosidades sobre as Aldeias do Xisto com mais relevância histórica.
Pode ver gravuras que datam do período do Neolítico nos Centros Interpretativos de Chãs d’Égua e da Barroca.
Licor Beirão
Se gosta de licor Beirão vai gostar de saber que este é produzido na Quinta do Meiral, que fica perto da Lousã. Para se fazer esta bebida são utilizadas sementes e plantas aromáticas originárias da Serra da Lousã.
Xisto e outros materiais
A abundância de xisto das aldeias é o que lhes dá o nome. Mas há aldeias onde há maior quantidade de outros materiais, como o granito e quartzito.
Dezenas de alojamentos
Se se preocupa muito com o sítio onde fica alojado quando viaja, relaxe. Entre hotéis, espaços rurais e pousadas, a oferta é de cerca de 50 locais. E se quer encontrar os melhores espaços, nada melhor do que visitar o site do Book in Xisto, que é uma plataforma que reúne inúmeras ofertas de alojamento, restaurantes e atividades para fazer nas Aldeias do Xisto.
Fauna
A Serra da Lousã tem uma fauna e flora riquíssimas. No que diz respeito aos animais, podem lá ser encontradas espécies importantes do ponto de vista da biodiversidade e conservação da natureza, como a salamandra-lusitânica, o pássaro guarda-rios, o coelho bravo, o javali ou veados.
Mas os animais não estão apenas da Serra da Lousã. Noutros espaços da rede das Aldeias do Xisto pode encontrar a ave trepadeira-dos-muros e lontras.
Se gosta de rastejantes, não deixe de visitar o Parque Biológico da Serra da Lousã, onde pode encontrar um reptilário.
Trilhos
As melhores curiosidades sobre as Aldeias do Xisto serão, certamente, aquelas que poderá descobrir no local. E que atividade melhor para descobrir a região do que uma caminhada?
A rede das Aldeias do Xisto tem inúmeros trilhos que pode percorrer, conhecendo paisagens únicas e vivendo uma verdadeira experiência de conexão com a natureza.
Sugerimos-lhe 5 trilhos e damos-lhe as devidas indicações, para que possa organizar tudo com a maior das facilidades.
Gastronomia
Portugal tem uma gastronomia de comer e chorar por mais. Por incrível que pareça, num país tão pequeno encontram-se pratos e doces muito diversificados. E que melhores curiosidades sobre as Aldeias do Xisto lhe podíamos revelar?
Aqui, para além da conhecida chanfana, do cabrito no forno ou o salmão com crosta de amêndoa, há todos os pratos que possa imaginar com cerejas. Falamos especialmente do concelho do Fundão, que é sobejamente conhecido por ter este fruto tão apreciado e de elevada qualidade.
Ao longo do ano, realizam-se no Fundão 5 festivais gastronómicos. Na Festa da Cereja, em Alcongosta, pode encontrar vários pratos reinventados onde o fruto é introduzido de forma criativa e apetitosa.
De que é que está à espera? Apresse-se a planear a sua viagem e desfrute de uma das zonas mais bonitas do país.
Veja também: