Share the post "Muitas curiosidades sobre a melancia que vai gostar de saber"
Preparado para ficar a conhecer muitas curiosidades sobre a melancia? Pois bem, então pegue em papel e caneta, pois se achava que já sabia tudo sobre este fruto fresco, vermelhinho e delicioso, talvez esteja enganado. Reunimos muitas informações importantes, algumas das quais vão deitar por terra uma série de mitos associados a esta fruta. Venha connosco nesta viagem pelos factos e curiosidades sobre a melancia.
Curiosidades sobre a melancia e alguns factos que talvez desconheça
10 benefícios da melancia
- Diminui a tensão arterial.
- Melhora a visão.
- Previne e ajuda a tratar o cancro.
- Ajuda a emagrecer.
- Combate a impotência sexual.
- Melhora a saúde óssea.
- Desobstrui os rins.
- Melhora a saúde muscular.
- Previne o envelhecimento precoce.
- Combate a diabetes.
Valores nutricionais
Tabela nutricional por 100g de melancia
Calorias (valor energético): 33 kcal
Hidratos de carbono: 8,1 g
Proteínas: 0,9 g
Gorduras totais: 0 g
Gorduras saturadas: 0 g
Fibra alimentar: 0,1 g
Sódio: 0 mg
Mitos e Verdades
A melancia é “pesada”: MITO
Este é, claramente, um mito, pois a melancia é, basicamente, composta por água e fibras, que ajudam a melhorar o funcionamento do intestino. Contudo, se abusar da quantidade ingerida, poderá sentir-se como se tivesse bebido muitos litros de água de uma só vez.
A melancia é afrodisíaca: VERDADE
Alguns estudos defendem que a melancia combate a impotência sexual, através de um nutriente que possui – a citrulina. Este elemento ajuda, nomeadamente, no relaxamento dos vasos sanguíneos.
A melancia não engorda: MITO
A melancia não é formada só por água, mas também por hidratos de carbono, vitaminas, minerais e fibras. Por isso, ela possui calorias, 31kcal por 100 g, mais concretamente. Embora seja pouco, não se pode dizer que não engorde, dependendo claro da quantidade e da forma como é ingerida.
Não deve comer-se melancia à noite: MITO
A única desvantagem é que, como a melancia contém muita água, se for consumida em grands quantidades, pode estimular o sistema urinário e aumentar o número de micções durante a noite.
Engolir os caroços da melancia faz mal: MITO
As sementes da melancia são compostas por fibra e, por isso, até contribuem para uma sensação de saciedade mais prolongada.
A melancia é saciante: VERDADE
O alto teor de fibras que este alimento possui, aliada à elevada quantidade de água, faz com que o estômago dilate ligeiramente, o que contribui para esta sensação de maior saciedade.
Combinar melancia e vinho faz mal: VERDADE
Basta deitar algumas gotas de vinho sobre a melancia para ver que, passados uns minutos, ela enrijece. Por essa razão, e apesar de não haver contra-indicação, esta deve ser uma combinação a evitar, já que pode não ser tolerada por todos.
A melancia não deve ser misturada com leite ou iogurte: MITO
Há várias receitas que prevêem esta mistura, pelo que não há nenhum inconveniente em, por exemplo, incluir no seu iogurte pedacinhos de melancia.
Saiba ainda como escolher a melhor melancia do mercado >>
Receita de smoothie de melancia com iogurte
Ingredientes
2 chávenas de melancia congelada, picada e sem sementes
1 banana
1/2 copo de iogurte natural
Folhas de hortelã, a gosto
Modo de Preparação
- Coloque todos os ingredientes no liquidificador.
- Bata, aos poucos, misturando com uma colher, até ficar cremoso.
- Se desejar um consistência mais líquida, junte um pouco de leite.
Não há dúvida que este é um dos frutos de eleição nos dias quentes, não fosse ele tão fresco e hidratante. Por essa razão, quisemos que ficasse a conhecê-lo um pouco melhor, enumerando as curiosidades sobre a melancia e indicando-lhe quão benéfica esta fruta realmente é. Aproveite para derrubar alguns mitos e usufruir ao máximo deste ingrediente da época tão saboroso e bom para a sua saúde. Partilhe com os seus amigos todas as curiosidades sobre a melancia que aqui lhe confidenciámos.
Veja também: