Os carros elétricos têm várias particularidades que os distinguem dos automóveis com um motor a combustão, mas dentro dos elétricos, existe uma marca americana que se distingue de todas as demais. Esteja atento a estas 20 curiosidades sobre a Tesla, e perceba o porquê desta marca ser tão cobiçada por empresários e famosos, mesmo que o valor de cada modelo supere os 100 000€.
A Tesla veio revolucionar o mercado dos carros elétricos. Se apenas há alguns anos atrás era impossível percorrer mais de 100 quilómetros sem ter que parar o seu carro durante 10 horas para este recarregar totalmente as suas baterias, hoje em dia, quer com o Model S, quer com o Model X, é possível fazer uma viagem entre o Porto e Lisboa, circulando a 120 km/h, com o ar condicionado ligado e com todo o conforto que um carro de luxo deve ter, sem gastar qualquer cêntimo em gasolina.
Elon Musk, CEO da Tesla, foi também fundador e proprietário de várias outras companhias, entre elas a PayPal, a SpaceX e a Solar City, e tem uma fortuna avaliada em mais de 1 000 000 000 de dólares. Este empresário americano tem sido bastante controverso graças às suas políticas de visão de futuro, mas o certo é que foi essa visão que lhe permitiu tornar a Tesla Motors numa construtora de renome e numa das marcas mais respeitadas da indústria automóvel.
Com o preço dos combustível a ficar cada vez mais caro, o mercado dos elétricos é atualmente aquele que se apresenta como a melhor alternativa para os automóveis do futuro, e a Tesla já se colocou a anos luz da concorrência, quer em tecnologia, quer em potência das baterias, o que permite aos seus modelos não só serem uns dos carros com maior poder de aceleração do mundo, mas também que tanto o Tesla Model S ou o Tesla Model X tenham o alcance semelhante ao de um carro a gasolina.
Conheça então 20 curiosidades sobre a Tesla que tornaram esta marca num verdadeiro fenómeno.
20 curiosidades sobre a Tesla
1. O primeiro Tesla foi lançado em 2008
O Tesla Roadster foi o primeiro modelo da Tesla. Foi lançado em 2008 com o intuito de fazer frente aos supercarros italianos, mas a pouca autonomia e o enorme peso deste modelo fizeram com que fosse um verdadeiro pesadelo, tanto para manobrar, como para usar no dia-a-dia, o que se traduziu num enorme fracasso de vendas e ditou a quase falência da Tesla em 2012. Ainda assim, Elon Musk não desistiu e prosseguiu a sua caminhada naquilo que julgava ser o caminho certo.
2. Habitáculo pressurizado
Atualmente a Tesla tem 3 modelos em produção: Model S, Model X e Model 3 (que ainda não chegou a Portugal, mas será o modelo mais barato da marca). Tanto o Model S como o Model X podem ser equipados com um extra chamado “Bioweapon Defense Mode”, ou em português, modo de defesa de ataques nucleares, que permite isolar totalmente o cockpit do exterior, garantindo que independente das condições exteriores, poderá respirar sempre um ar 100% limpo, até mesmo em caso de ataque nuclear.
3. Tesla continua a dar prejuízo
Elon Musk tornou-se multimilionário quando vendeu o PayPal ao Ebay por 1 300 000 000€, comprando depois a Tesla. Já investiu 65 milhões de euros do seu dinheiro nesta companhia, e o seu salário é de apenas 1€ por ano. Ano após ano a Tesla continua a somar prejuízos, mas ainda assim as suas ações na bolsa já ultrapassaram o valor das ações da Ford. Isto porque investidores acreditam que a Tesla será uma das maiores marcas no futuro.
4. Empréstimo ao governo americano
Para poder continuar, a Tesla pediu em 2009 um empréstimo ao governo americano de 450 000 000€. Quando em 2012 foi lançado o Model S, as vendas da Tesla dispararam, o que permitiu à marca pagar este empréstimo em apenas 4 anos, 9 anos antes do prazo limite de pagamento.
5. Isentos de manutenção
Sabe a chatice que é ter de mudar o óleo do carro a cada 20 000km, a correia de distribuição a cada 120 000km, ter que mudar a embraiagem… Pois se tiver um Tesla, esqueça as despesas de manutenção. Os únicos consumíveis deste carro são os pneus e as escovas do limpa-vidros. Todos os demais componentes são vitalícios.
6. Uns dos carros mais seguros do mundo
Tanto o Model S, como o Model X como o Model 3 receberam 5 estrelas da Euro NCAP (Europa) e pela NHTSA (EUA), tanto para segurança dos ocupantes como para segurança dos peões.
7. É possível carregar 70% da bateria em 30min
Graças aos supercarregadores da Tesla, é possível carregar 70% da bateria dos carros em apenas 30 minutos. Isto permitir-lhe-a percorrer sensivelmente 350 quilómetros e não precisa pagar nem 1 cêntimo para usar estes supercarregadores. Em Portugal atualmente apenas existem supercarregadores em Fátima, Guarda, Montemor-o-Novo e Vila Real, mas brevemente a Tesla adicionará à rede supercarregadores em Braga, Castelo Branco, Castro Verde, Faro, Lagos, Marinha Grande e Viseu.
8. Condução autónoma
Esta é sem dúvida uma das curiosidades sobre a Tesla que mais interesse desperta entre os clientes. Todos os veículos da marca americana estão equipados com um sistema de condução autónoma que permite transportá-lo até ao seu destino sem que tenha que se preocupar com a tarefa de conduzir. O carro é guiado através do sistema GPS e de sensores que monitorizam tudo o que se passa à sua volta, virando em todas as curvas, travando se um obstáculo se aproxima, ultrapassando um carro se for seguro. Na Europa, este sistema totalmente autónomo ainda não é legal, pelo que o condutor terá que colocar as suas mãos no volante pelo menos a cada 15 segundos.
9. Peso não influencia performance
Não é exatamente uma das curiosidades sobre a Tesla, mas os veículos não são carros leves. O Model X pesa mais de 2,5 toneladas, mas ainda assim é capaz de acelerar dos 0 a0s 100 quilómetros em menos de 4 segundos. O Tesla também é capaz de curvar de forma impressionante, pois o facto de ter as baterias todas no solo do carro faz com que o centro de gravidade seja muito baixo, o que aliado à tração integral faz com que tenha sempre bastante aderência e um comportamento em curva exemplar.
10. Lista de espera de 2 anos
A Tesla não tem meios para conseguir processar todas as suas encomendas, e se quiser comprar um dos elétricos da marca, para além do depósito de 1000€, terá que entrar numa lista de espera e aguardar sensivelmente 2 anos para receber o seu modelo.
11. Celebration Mode
Se gosta de dar nas vistas, o Tesla Model X então é o carro ideal para si. Como já referimos, e apesar das dimensões robustas e do peso, este carro tem performances superiores a verdadeiros supercarros, sobretudo em distâncias curtas. A Tesla incluiu no Model X um modo de celebração para quando sair vitorioso de uma corrida, que consiste em “abanar” as portas traseiras que se assemelham à forma de uma “gaivota” enquanto projeta um espectáculo luminoso e sonoro através das suas potentes óticas e colunas.
12. 12 euros
Isto é aquilo que custará aproximadamente para “atestar” as baterias do seu Tesla em casa. Demorará cerca de 18 horas até ficar com 100% de capacidade numa tomada convencional, e significa uma poupança de cerca de 80€ em relação a atestar um veículo equivalente a gasolina. Curiosidades sobre a Tesla muito bem-vindas.
13. Semi
Semi é o nome do novo camião da Tesla, que já se encontra a circular. É mais aerodinâmico que um Bugatti Chiron e será mais rápido que um desportivo (sem limitador conseguirá acelerar dos 0 aos 100 em apenas 5,5 segundos), com a particularidade de não gastar 1 único cêntimo em gasóleo. Estima-se que tenha uma potência entre 1 200 e 1 500 cavalos de potência, mais do dobro da potência dos camiões a gasóleo. Elon Musk afirma que o Semi poderá rebocar 36 toneladas a 90km/h mesmo em subidas até 10% de inclinação, situação onde geralmente os camiões a diesel não conseguem ultrapassar os 50 km/h sequer.
14. Movidos a “pilhas”
Esta é provavelmente uma das curiosidades sobre a Tesla que o leitor não fazia ideia, mas os veículos da utilizam as baterias mais pequenas do mercado, sendo de tamanho idêntico a pilhas do tipo AA. Obviamente cada carro é composto por milhares destas pequenas “pilhas”, o que faz com que tanto o Model S como o Model X tenham potências superiores a 500 cavalos de potência.
15. Gigafábrica
Em 2020 a Tesla pretende inaugurar a sua primeira Gigafábrica, que será o segundo maior edifício do mundo (somente atrás das instalações da Boeing em Seattle) e que terá a dimensão de 60 campos de futebol. Esta gigafábrica custará 4,5 mil milhões de euros e ambiciona ser capaz de construir 500 000 baterias por ano, que corresponde ao total de baterias consumidas por toda a população mundial em 2014.
16. 30%
A gigafábrica da Tesla vai permitir reduzir o preço das baterias em cerca de 30%, o que fará com que todos os carros elétricos sejam bastante mais acessíveis a partir de 2020. Atualmente os carros elétricos têm preços bastante altos porque a produção das baterias de lítio envolve custos associados bastante altos.
17. 6 500
Este é o número de novos empregos que a Gigafábrica da Tesla irá gerar. Actualmente a empresa conta com 35 000 empregados a nível mundial.
18. 33,5 bilhões
33 500 000 000, ou 33,5 bilhões de euros. Este é atualmente o valor da marca Tesla. Recorde-se que foi comprada em 2004 por Elon Musk por “apenas” 40 000 000€ (40 milhões).
19. Hyperloop
A Tesla quer entrar também no mercado de transporte colectivo de passageiros, e está para isso a projetar a construção de uma espécie de “foguetão subterrâneo” que permitirá ligar as cidades de São Francisco a Los Angeles em apenas 35 minutos, circulando a mais de 1 200 km/h. A meta para finalizar este projeto é 2022.
20. Projeto “Marte”
Não é necessariamente uma das curiosidades sobre a Tesla, mas considere este facto como um bónus final. Elon Musk, fundador da Tesla, fundou também a SpaceX, que tem como principal objetivo colonizar o planeta Marte em 2022. Será que terá sucesso nesta missão?
Veja também: