O e-commerce é uma parte integrante das nossas vidas, registando milhões de transações diárias. De forma a permanecerem competitivas, as empresas que se baseiam neste modelo de negócio devem fazer de tudo para compreenderem os seus clientes, mercados e competição, e é aqui que entra o Data Analyst. Com recurso a competências e ferramentas analíticas, este profissional procura, precisamente, dar sentido às vastas quantidades de dados gerados.
Neste artigo, exploraremos que papel desempenha um analista de dados no mundo do e-commerce e como um curso de Data Analyst consegue abrir portas a uma gratificante carreira profissional.
Rentabilização do Potencial de Dados em E-Commerce
As empresas de e-commerce geram enormes quantidades de dados diariamente que constituem todo um potencial a ser explorado para encontrar múltiplas perspetivas e tendências que as ajudem a tomar decisões informadas, simplificar os processos de produção e rentabilizar os lucros obtidos.
Neste contexto, um Data Analyst é responsável por transformar dados em bruto em informação útil, permitindo às empresas baseadas em e-commerce permanecerem à frente da competição.
Adicionalmente, as principais responsabilidades de um Data Analyst no âmbito do e-commerce consistem em:
- identificar tendências e padrões;
- analisar atitudes comportamentais dos clientes;
- avaliar condições de mercado;
- examinar estratégias de precificação;
- monitorizar e otimizar campanhas de marketing;
- prever quantidades de vendas e consequentes necessidades de reposição de inventário;
- estudar a concorrência;
- melhorar a experiência do utilizador final.
Ao frequentar e concluir um curso de Data Analyst, é possível adquirir as competências necessárias para satisfazer todos estes requisitos com nada menos do que excelência, permitindo-lhe, assim, tornar-se numa incomensurável mais-valia de qualquer empresa a operar em e-commerce.
Liderança de Estratégias Centradas no Cliente
Compreender o comportamento dos clientes de uma empresa é fundamental para que um modelo de negócios, como o e-commerce, seja bem-sucedido.
Os Data Analysts ajudam as suas entidades empregadoras a identificarem elementos como preferências de consumidores, padrões de compra e tendências que possam ser utilizados na criação de campanhas de marketing e recomendações de produtos personalizadas.
Ao analisarem dados de consumo, empresas e negócios conseguem canalizar os seus esforços de marketing mais eficientemente, conduzindo, por sua vez, os respetivos clientes a umas maiores interação e lealdade, o que se traduz, naturalmente, num maior número de vendas.
Otimização de Preços e Gestão de Inventário
A gestão de preços e de inventário constitui uma componente fundamental de qualquer empresa em e-commerce.
A assistência prestada pelos Data Analysts consiste em determinar estratégias de precificação otimizadas depois de analisados fatores como as condições de mercado, o preçário da concorrência e as preferências dos consumidores.
Ao identificarem tendências e preverem a taxa de procura, os Data Analysts estão também a ajudar empresas e negócios a manterem os respetivos inventários devidamente atualizados, reduzindo, assim, o risco quer de esgotamento, quer de excesso de stock.
Melhoria da Experiência do Utilizador
Uma experiência de utilizador positiva é fulcral em empresas cujo modelo de negócio se baseie no e-commerce, de forma a elevar a taxa de retenção e incentivar um maior número de compras.
Os Data Analysts tratam de examinar dados extraídos dos respetivos sítios web, tais como número de cliques e opiniões deixadas pelos utilizadores, para que possam identificar quais as áreas a melhorar.
O estudo comportamental dos utilizadores da parte dos Data Analysts leva a que empresas e negócios possam otimizar o design, a navegação e o conteúdo dos respetivos sítios web, criando, assim, uma experiência de compras agradável e livre de constrangimentos.
Monitorização e Avaliação de Campanhas de Marketing
Também nestas responsabilidades o papel desempenhado por um Data Analyst é preponderante. Ao analisarem dados provenientes de múltiplos canais como redes sociais, e-mail e marketing de motores de busca, estes profissionais encontram-se capacitados para poderem fornecer perspetivas relativas à eficácia de campanhas e outros aspetos sujeitos a melhoria, o que permite a empresas e negócios estabelecidos em e-commerce otimizar as suas estratégias de marketing e maximizar o seu retorno sobre o investimento (ROI – Return on Investment).
Na Vanguarda da Concorrência
Num mundo tão competitivo quanto o do e-commerce, estar à frente da concorrência é essencial.
Os Data Analysts auxiliam na identificação de estratégias de concorrentes e pontos fortes e fracos ao estudarem dados como precificação, ofertas de produtos e atividades de marketing. Estando munidos desta informação, é possível aos Data Analysts criarem estratégias que permitam superar a concorrência e obter uma substancial percentagem do mercado.
Porquê inscrever-se num curso de Data Analyst?
Um curso de Data Analyst como o que a Wild Code School, uma das mais conceituadas escolas de formação em tecnologia de informação líder na Europa oferece, fornece-lhe todas as competências e ferramentas necessárias para obter um excelente desempenho no setor do e-commerce, desde técnicas de análise essenciais a linguagens de programação como Python, SQL e instrumentos de visualização de dados como Tableau.
Uma vez adquiridas todas estas mais-valias, estará mais do que preparado para responder às múltiplas exigências profissionais de um Data Analyst, podendo auxiliar empresas baseadas em modelos de negócio como o e-commerce a tomarem decisões ancoradas nos dados interpretados por si.
Além do mais, um curso de Data Analyst também o ajuda a desenvolver competências transversais como pensamento crítico, resolução de problemas e comunicação eficaz – todas cruciais para ser bem-sucedido em qualquer ambiente profissional.
Ser-lhe-á igualmente requerido que colabore com várias equipas, nomeadamente marketing, vendas e operações, fornecendo a cada uma delas diferentes perspetivas e recomendações com base na análise de dados que efetuar.
Em Resumo
O papel de um Data Analyst no mundo do e-commerce é fundamental para empresas que queiram permanecer competitivas e prosperar num modelo de negócios alicerçado em dados.
Ao explorarem o potencial dos dados, os Data Analysts ajudam empresas em regime de e-commerce a tomarem decisões informadas, a otimizarem processos de produção e a melhorarem a experiência dos utilizadores.
Inscreva-se num curso de Data Analyst e adquira as competências necessárias para embarcar numa carreira profissional gratificante e deixar uma marca indelével no sucesso de empresas a operarem no mundo do e-commerce.
Curso de Data Analyst em 3 meses
Uma formação em formato bootcamp, com a duração de 3 meses e em full-time, onde vai adquirir competências técnicas e desenvolver as soft skills mais valorizadas pelo mercado de trabalho.
Vai aprender a dominar SQL, Python e machine learning e a realizar projetos em cenários práticos, através de ferramentas como Power BI e Tableau.