Share the post "Reabertura do Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública"
Suspenso desde o ano de 2015, o Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública (CEAGP) vai reabrir em 2018, de acordo com a notícia recentemente avançada pelo Jornal Público, apesar de ainda não se conhecer a data exata de reabertura.
O CEAGP é dirigido a licenciados que tenham, ou não, experiência profissional, dando acesso direto a postos de emprego em diversos serviços do Estado. Conheça, então, de seguida, mais detalhes sobre este curso.
O que é o Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública?
É uma formação generalista, totalmente presencial, organizada pela Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas (INA). Esta entidade encontra-se integrada no Ministério das Finanças, sendo um serviço central da administração direta do Estado Português, com sede em Lisboa e instalações em Algés.
Este curso, de nível avançado, está orientado para a aquisição de competências necessárias ao exercício de funções técnicas superiores e dirigentes no âmbito da Administração pública.
Quais são os seus principais objetivos?
O Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública procura disponibilizar aos formandos os conhecimentos mais recentes na área da Gestão Pública, desenvolver competências ligadas ao trabalho de equipa e à tomada de decisões, bem como promover temas transversais à Gestão Pública.
Esta formação pretende ser diversificada, multidisciplinar, inovadora e atual. Assim, obtendo aproveitamento neste curso, os diplomados poderão ingressar na carreira geral de Técnico Superior da Administração Pública.
A quem se destina o Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública?
O CEAGP destina-se a licenciados, que podem candidatar-se independentemente de terem ou não experiência profissional prévia. Podem igualmente candidatar-se trabalhadores em funções públicas (enquadrando-se nesta situação, os formandos frequentarão o curso em regime de comissão de serviço).
Mais sobre o Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública
1. Duração do curso
O Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública tem um ano de duração para todos aqueles que o frequentem.
2. Custos subjacentes
A frequência deste curso tem por base o pagamento de uma propina no montante de 5 mil euros. É, na verdade, um investimento avultado, mas a garantia de emprego no final garante retorno em termos de empregabilidade, o que se torna muito positivo.
3. Saídas profissionais garantidas
No final do curso, quem o tiver frequentado e terminado com nota final igual ou superior a 12 valores, terá a garantia de entrada direta em vários serviços do Estado, no quadro de carreira geral de técnico superior.
4. Público-alvo a que se dirige
O curso será aberto a licenciados que tenham ou não experiência profissional, assim como a funcionários públicos. Neste último caso, sendo em regime de comissão de serviço. Tendo sido criado em 2000, o curso estava, no início, aberto a indivíduos detentores de todo o tipo de licenciaturas.
Atualmente, prevalece o critério que prevê o levantamento da necessidade de trabalhadores qualificados em diversos setores da administração pública.
5. Vagas e colocação
De acordo com informação proveniente do Ministério das Finanças, a última edição do Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública disponibilizou 200 vagas, tendo todos aqueles que o concluíram sido colocados em postos de trabalho como consequência deste percurso formativo – o que torna este curso muito atrativo.
O Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública pode, efetivamente, ser uma excelente oportunidade de formação que garante emprego no momento de conclusão. Na verdade, prepara trabalhadores com competências diferenciadas e com capacidade para se adaptarem às novas realidades que hoje se encontram na administração pública.
Esteja atento à data de abertura, ainda não anunciada, para que não perca esta oportunidade. Informações mais concretas deverão ser anunciadas brevemente.
Se estava à espera da reabertura deste curso, agarre agora a oportunidade.
Veja também: