Tirar um curso profissional muitas vezes nem chega a ser equacionado por muitos alunos, uma vez que está muito enraizada na nossa cultura uma tendência para se valorizar mais outro tipo de cursos, como os universitários.
Mas como veremos, essa é uma ideia errada, que prejudica muita gente, que acaba por pensar que a única via de ingressar no mercado de trabalho é tirando um curso superior.
E mesmo que o ensino superior seja um objetivo por parte do indivíduo, tirar um curso profissional poderá também ser uma importante ferramenta nesse sentido.
Vamos descobrir 7 razões para optar por um curso profissional hoje!
O que é um curso profissional?
Enveredar por um curso profissional é um dos percursos do nível secundário de educação, e distingue-se por estabelecer uma ligação forte com o mercado de trabalho e as empresas.
Tirar um curso profissional é uma das possibilidades a que os alunos podem recorrer como forma de ingressarem no mercado de trabalho, logo após concluírem os estudos no âmbito do ensino secundário.
Certo é que optar por esta via é algo cada vez mais valorizado pelos empregadores, por isso não é de estranhar que esta aposta se tenha tornado uma prioridade para as empresas portuguesas, que perceberam que dependem deste tipo de ensino para crescer.
Preconceitos com o curso profissional
Tendo como objetivo desmistificar várias ideias equivocadas sobre a utilidade de enveredar pelo ensino profissional, foi publicado um documento que se propôs a estudar a fundo este assunto. Consulte o “guia sobre o ensino profissional: uma escolha com futuro”.
Este estudo permitiu fazer um retrato fiável do panorama atual do ensino profissional, o que levou a várias conclusões muito interessantes. Vejamos algumas:
- 33% dos jovens matriculados no ensino secundário frequenta um curso profissional;
- entre os que terminam o ensino secundário no ano letivo 2020/2021, 37% fê-lo pela via profissionalizante;
- estima-se que o número de alunos que escolhem tirar um curso profissional alcance os 55% até 2030;
- um ano após concluírem um curso profissional, 51% dos jovens estavam a trabalhar e 9% estava a trabalhar e a estudar;
- tirar um curso profissional é neste momento mais vantajoso para se entrar no mercado de trabalho do tirar um curso científico-humanístico;
- 1 em cada 5 jovens que concluíram cursos profissionais obtém emprego na empresa onde estagiaram;
- um terço dos jovens que concluíram um curso profissional optam por prosseguir os estudos.
O que distingue um curso profissional??
Tirar um curso profissional exige por parte do indivíduo uma atenção redobrada num determinado aspeto: uma constante atualização de competências ao longo do tempo.
Porta de entrada direta para o mercado de trabalho
É sabido que por vezes os alunos quando saem da universidade têm dificuldades em ingressar de forma direta no mercado de trabalho, nem sempre conseguindo à primeira o tipo de trabalho que procuram.
Pois enveredar por um curso destes pode ser uma porta de entrada direta para se começar a trabalhar imediatamente naquilo que se procura, especialmente se a área que a pessoas procurar for específica, e menos convencional, como é o caso de artes culinárias, animação, jornalismo, design de moda, etc.
Oferece dupla certificação
Tirar um curso profissional concede dupla certificação, o que significa que permite certificar os alunos em duas vertentes: ensino secundário e curso profissional.
Valoriza o exercício de uma profissão
Estabelecendo pontes e estando permanentemente em ativa articulação com o setor empresarial, a aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências e tem como grande objetivo a capacidade de exercer uma profissão, sempre tendo em conta o perfil pessoal dos alunos.
Oferece um tipo de formação diversificada
Tirar um curso profissional permite aos alunos obter uma formação que assume diversas vertentes, que se caracterizam como: geral, sociocultural, científica e formação tecnológica profissional.
Equilíbrio entre componente prática e teórica
A parte teórica é formada por disciplinas científicas e outras especializadas na área da profissão. A componente prática é feita em contexto de trabalho, através de uma realidade que as empresas e os alunos conhecem bem – os estágios.
Pode ser uma ponte para o ensino superior
A ideia que por vezes as pessoas têm de que um curso profissional é para quem não vai ingressar no ensino superior é errada! Pelo contrário, o curso profissional pode ser uma porta de entrada para o ensino superior, ao serem uma excelente via de preparação para os alunos virem a frequentar a Universidade.
isto porque frequentar um curso profissional dá também a possibilidade de se realizar as provas de acesso ao ensino superior.
Mais vantagens salariais e de empregabilidade a curto prazo
A ideia de que quem opta por este tipo de cursos terá desvantagens salariais e de emprego é falsa. No curto prazo, o ensino profissional oferece mesmo mais vantagens em termos de ofertas salariais e de empregabilidade.