Os custos do crédito habitação não são poucos e muito menos baratos. Quando se vai comprar casa não chega analisar as taxas de juro que os bancos oferecem pelo empréstimo. É preciso também fazer as contas aos custos do crédito habitação.
5 custos do crédito habitação
Apresentamos 5 custos do crédito habitação para que possa avançar para a compra de casa devidamente informado. São os seguintes:
1. Juros
Os juros do empréstimo são os custos do crédito habitação mais onerosos. É importante conhecer as taxas de juro que os bancos oferecem pelo valor que pretende pedir emprestado.
Analise o mercado antes de tomar uma decisão e tenha em conta a Taxa Anual Nominal (TAN), isto é, a soma do indexante (normalmente a Euribor) mais o spread (margem de lucro do banco) e a Taxa Anual Efetiva Revista (TAER). Muitas vezes os bancos estão disponíveis para baixar o spread, mas isso obriga a subscrever outros produtos financeiros, como planos poupança reforma, seguros, despesas mínimas com cartões de crédito, contas ordenado, débitos diretos, entre outros.
2. Seguros
A compra de casa implica seguros obrigatórios. Quando avança para a aquisição de um imóvel tem de contratar dois seguros: seguro de vida e seguro multirriscos. Estes seguros podem ser formalizados em qualquer companhia de seguros. Não é obrigatório subscrever no banco que lhe vai conceder o empréstimo.
3. Comissões bancárias
O banco que lhe irá conceder o empréstimo vai cobrar o serviço. Em determinadas circunstâncias poderá ter uma redução do valor das comissões ou até mesmo isenção. Mas, para evitar surpresas, tenha em conta estes custos:
- Comissão e despesas de abertura do processo
- Análise da viabilidade do crédito
- Comissão de gestão
- Custo da avaliação do imóvel
4. Hipoteca
A hipoteca da casa também acarreta encargos. Esteja preparado para pagar:
- Escritura de mútuo com hipoteca: os custos da escritura são variáveis e têm em conta o valor que o banco lhe irá emprestar
- Imposto de Selo (6% do montante do crédito)
- Certidão do registo predial (documento com as descrições e inscrições prediais , com uma duração de seis meses)
5. Impostos
A aquisição de um imóvel implica também o pagamento de impostos. Conheça os impostos que recaem sobre esta transação:
- IMT (Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis): sempre que há mudança de proprietário de um imóvel é obrigatório pagar este imposto. O IMT tem de ser pago antes da escritura;
- IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis): é um imposto municipal calculado com base no Valor Patrimonial Tributário dos imóveis localizados no território nacional (de norte a sul do país) e é pago todos os anos. O custo do IMI é uma taxa que é aplicada ao VPT, definida todos os anos por cada município.
Veja também: