A Dacia, marca romena que integra o Grupo Renault tem no novo topo de gama Bigster a chave para dar continuidade a projeto ambicioso de afirmação no segmento dos SUV.
O Bigster, concept revelado em janeiro de 2021 durante a apresentação do plano estratégico “Renaulution” pelo diretor geral da marca francesa, Luca de Meo, será construído na fábrica de Mioveni, na Roménia, a partir de 2025.
Aliás, é nesta mesma unidade fabril que nasce a terceira geração do extremamente bem sucedido Dacia Duster, que chegará aos mercados europeus em 2024.
O novo produto da Dacia carateriza-se pelo design robusto, eficiência energética e claro, pelo preço acessível, um dos fatores de sucesso da marca romena.
Bigster será o maior modelo da Dacia
Do pouco que se sabe do Bigster, além das fotos que foram disponibilizadas, este promete ser o maior Dacia da ‘família’ com 4,6 metros de comprimento, 1,8 metros de largura e 1,6 metros de altura, oferecendo amplo espaço para acolher até 7 passageiros no habitáculo, e uma bagageira com capacidade superior a 500 litros.
Exteriormente, o maior Dacia de sempre tem muito estilo e uma assinatura luminosa em forma de ‘Y’ na frente, onde estará em destaque o logótipo de marca com as letras ‘D e C’ em evidência.
A secção traseira mostra-se inspirada no Dacia Duster, principalmente devido às linhas de força que definem os ‘ombros’. Também aqui a assinatura luminosa será em forma de ‘Y’. O design, no geral, reforça a imagem do Bisgter como um veículo todo-o-terreno, preparado para a aventura.
Para contenção de custos, o Bigster foi pensado para utilizar a plataforma técnica CMF-B da aliança Renualt-Nissan.
Quanto a motorizações é expectável que o Dacia Bigster receba uma motorização híbrida. Neste sentido deverá estrear o bloco 1.8 E-Tech, motor que deriva do atual 1.6 E-Tech do Renault Clio. A este deverá juntar-se um outro bloco híbrido plug-in.
Dacia continuará a oferecer modelos flexíveis
Na apresentação do plano “Renaulution” Denis Le Vot, diretor geral das marcas Dacia e Lada, sustentou que “a Dacia será sempre Dacia e continuará a oferecer modelos fiáveis e que façam sentido para os clientes, uma compra inteligente e com a melhor relação qualidade-preço”.
Por outro lado Alejandro Mesonero-Romanos, diretor de Design da Dacia descreve assim o novo modelo: “O Dacia Bigster Concept personifica a evolução da marca. Essencial com um toque de frescura e espírito outdoor. Prova que a acessibilidade não se opõe à atratividade. Na Dacia estamos convencidos disso e este automóvel é a prova disso”.
Dacia está presente em 44 países
A Dacia há 15 anos que oferece veículos contemporâneos, simples e atraentes. Este é um dos fatores do sucesso, a par do económico, no momento da aquisição. A marca sustenta que “baseando-se num know-how incomparável, (…) beneficia, do melhor custo, de componentes tecnológicos comprovados e de sinergias do Grupo Renault e da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi”.
Conhecida pelo modelo de distribuição simples, a Dacia construiu o seu nome em 44 países, com mais de 7 milhões de veículos vendidos. Entre os clientes particulares na Europa, ano após ano, modelos como o Sandero ou Duster conquistam quota de mercado, nos segmentos onde estão inseridos.
Com a chegada do Dacia Bigster a estratégia deverá manter-se, com o novo produto a reclamar, por certo, um dos preços mais competitivos do mercado, num segmento onde estão presentes, entre outros, modelos como o Peugeot 5008 ou o Skoda Kodiaq.