Share the post "Já conduzimos o novo Duster: versátil, familiar e económico"
Esta é uma história de sucesso, escalada a pulso e a contornar algumas ideias feitas sobre aquilo que a Dacia podia aportar ao mercado. Era a “marca branca” de outro construtor, criticava-se o suposto refugo dos materiais e até o facto de provir de um mercado tão desconhecido como o romeno. Nada mais errado e o novo Duster está aí para provar que há um caminho muito claro e que a concorrência terá mesmo de estar alerta.
É que ninguém tenha ilusões. O cliente atual tem entre as suas principais motivações, no momento de compra de um novo automóvel, duas premissas principais: o design e o preço. E aí, o novo Duster começa desde já a dar cartas.
Com um desenho robusto e ainda mais assertivo, esta terceira geração de um dos campeões de vendas da Dacia chega a Portugal a um valor imbatível e pronto a fazer mossa.
Ao apresentar um preço de entrada de 19.150€ (na versão Essential), o Duster é mesmo uma das melhores propostas na relação qualidade/preço que neste momento o mercado automóvel oferece.
Para comprovar de perto a evolução que representa este novo Duster, o Ekonomista foi testar a nova proposta da Dacia pelos montes e estradas da Andaluzia. E o veredito final não podia ser mais positivo.
Dacia Duster: mais espaço e nova versão híbrida
O novo Duster é construído sobre a plataforma CMF-B, que está a desempenhar um papel central na estratégia industrial da Dacia. Esta plataforma competitiva e extremamente versátil foi utilizada, pela primeira vez, nos últimos modelos Sandero e Logan e depois no Jogger.
Oferece mais espaço para passageiros e bagagem do que a geração anterior e é apenas ligeiramente mais comprido. Reduz as vibrações e o ruído de rolamento proveniente da estrada, aumentando o conforto do condutor.
Esta plataforma pode ainda acomodar grupos motopropulsores que utilizam tecnologias híbridas moderadas (mild-hybrid) e totalmente híbridas (full-hybrid).
Design: robustez e elegância
Em termos de design, acompanha os tempos e combina o seu carácter aventureiro e robusto com uma vertente mais sustentável.
As formas e os volumes simples contribuem para o novo look do Duster, incluindo a dianteira vertical acentuada, as proteções estriadas das cavas das rodas, a porta da bagageira de grandes dimensões e as janelas laterais que se estendem, sem problemas, da “proa à popa”.
Está ainda protegido por uma faixa elegante que o envolve a toda a volta: as proteções laterais na zona inferior da carroçaria ligam-se aos guarda-lamas e depois às cavas das rodas, que, por sua vez, se ligam aos para-choques dianteiro e traseiro.
O interior, para além do bem conseguido exercício ergonómico, conta com um sistema de infoentretenimento muito simples de manusear, mas bastante completo.
Para facilitar o dia-a-dia do condutor, a Dacia disponibiliza também, em todas as versões equipadas com Media Display e Media Nav Live, um suporte YouClip, 2 tomadas USB C à frente e 2 atrás para alimentar até 4 dispositivos. Todas as tomadas são retro iluminadas para melhor conveniência na utilização.
No que diz respeito aos sistemas de segurança ativa e passiva, o novo Dacia Duster está equipado com as mais recentes tecnologias:
- cruise control/limitador de velocidade;
- travagem automática de emergência (em áreas urbanas e suburbanas, incluindo a deteção de outros automóveis, peões, bicicletas e motociclos);
- reconhecimento de sinais de trânsito e alerta de excesso de velocidade;
- assistência ao estacionamento traseiro;
- sinal de paragem de emergência;
- aviso de saída da faixa de rodagem;
- assistência à manutenção na faixa de rodagem;
- alerta de atenção do condutor e chamadas de emergência (eCall).
Versão 4×4: nervoso e muito competente
O primeiro contacto do Ekonomista foi com a versão 4×4, onde o Duster mostrou todas as suas capacidades em piso todo-o-terreno, afirmando-se como uma das mais válidas opções para este segmento, considerando o mercado não especializado.
Disponível com a transmissão 4×4 Terrain Control, inclui 5 configurações de condução:
- AUTO: a transmissão distribui, automaticamente, a potência entre os eixos dianteiro e traseiro, em função da tração das rodas e da velocidade.
- SNOW: otimiza a trajetória, em estradas escorregadias, com regulações específicas do ESC e controlo de tração.
- MUD/SAND: para terrenos instáveis.
- OFF-ROAD: para terrenos difíceis, muito semelhante ao modo 4×4 Lock do Duster atual, mas com a vantagem adicional de distribuir automaticamente e, de forma otimizada, o binário pelas rodas dianteiras e traseiras, em função da aderência e da velocidade.
- ECO: otimiza o consumo de combustível, regulando o ar condicionado e o desempenho do automóvel.
Há ainda que contar com os generosos ângulos de ataque e de saída para ultrapassar (até 31° à frente e 36° atrás e 24° para o ângulo ventral), controlo de velocidade em descidas ou um novo sistema de informação todo-o-terreno, com uma variedade assinalável de informações úteis para quem entra à aventura.
O passo seguinte foi avançar para a versão híbrida, onde o Duster demonstrou que também a rolar em estrada apresenta um comportamento extremamente fiável, com uma condução confortável. Não é o carro mais silencioso do mundo, mas o nervo deste Dacia acaba por precisar de ser ouvido.
Versões e preços
O novo Dacia Duster, que já pode ser encomendado, chega a Portugal com preços extremamente competitivos.
- Versão Essential: 19.150€
- Versão Expression: 20.750€
- Versão Journey: 22.550€ a 29.000€ (modelo Hybrid 140 4×2)
- Versão Extreme: 22.550€ a 29.000€ (modelo Hybrid 140 4×2)
O novo Duster é mais uma vitória da Dacia, que pé ante pé, se vai chegando ao pelotão da frente. Lançado em 2010, este SUV compacto recebeu, em 14 anos de carreira, mais de 40 prémios, e já vendeu mais de 2 milhões de unidades em todo o mundo.
E a verdade dura e crua é que ninguém decide adquirir de carro porque acelera dos 0 aos 100 em 3 segundos. A marca do Grupo Renault sabe disso e vai construindo carros para as pessoas que realmente… compram carros. Como diz o povo, quem não abrir a pestana arrisca-se a não ver a banda passar.