Miguel Pinto
Miguel Pinto
03 Jan, 2025 - 12:08

Dacia Sandero foi o carro mais vendido em Portugal em 2024

Miguel Pinto

O Sandero posicionou-se como o automóvel mais vendido em Portugal no ano de 2024. Mais um passo no crescimento imparável da Dacia.

O mercado automóvel português consagrou o Dacia Sandero como o carro mais vendido em 2024, um feito que reflete as preferências dos consumidores por veículos acessíveis, versáteis e eficientes.

Este modelo, que tem vindo a conquistar terreno nos últimos anos, consolidou-se como uma escolha de referência para quem procura uma solução prática e económica, sem comprometer o estilo ou a funcionalidade.

Com mais de 7.760 unidades vendidas, este modelo da marca do Grupo Renault conquistou3,7% do mercado, superando o Peugeot 2008, anteror líder, mas que no ano transato se ficou pelas 7.500 unidades vendidas, ou seja, 3,6% do mercado.

O Dacia Sandero destacou-se pelo equilíbrio entre qualidade e preço, uma característica que tem sido um dos pilares do seu sucesso da marca.

Sandero: uma história de sucesso

Com 60% das vendas, a versão Stepway foi a eleita pelos portugueses, enquanto o motor ECO-G 100 Bi-Fuel foi a opção de 51% dos clientes. Funcionando tanto a gasolina como GPL (Gás de Petróleo Liquefeito), uma motorização que se distingue pelos reduzidos custos de utilização, pela grande autonomia, pela fiabilidade e segurança, mas, também, pelas reduzidas emissões de CO2, ou seja, uma opção sustentável e económica.

Na gama Dacia, o modelo Sandero (versão Stepway incluída) representou 46,4% das vendas totais da marca, em Portugal. Já a versão Stepway valeu 58,5% das vendas do modelo, 65,5% das quais equipadas com o motor ECO-G 100 Bi-Fuel.

Dacia Sandero amarelo

Exigências do mercado

Com um preço competitivo e um conjunto de funcionalidades adaptadas às necessidades do condutor moderno, o Sandero conseguiu responder às exigências de um mercado que valoriza tanto a eficiência como a acessibilidade.

Entre os fatores que contribuíram para este sucesso estão o preço acessível, os consumos baixos (equipado com motores eficientes, incluindo opções híbridas e a gás GPL), design renovado e a conhecida fiabilidade e simplicidade, fruto de um histórico de manutenção simples e com baixos custos operacionais.

O domínio do Dacia Sandero em 2024 também reflete mudanças importantes no comportamento dos consumidores portugueses

  1. Aposta na economia: num contexto de instabilidade económica e aumento do custo de vida, os consumidores têm dado prioridade a veículos acessíveis, tanto na aquisição como na utilização.
  2. Sustentabilidade: a procura por carros mais eficientes e amigos do ambiente tem vindo a crescer, com destaque para modelos híbridos e a GPL, segmentos onde o Sandero se posiciona de forma competitiva.
  3. Segmento utilitário em alta: O mercado português continua a valorizar modelos utilitários, pela sua versatilidade e pelo facto de serem ideais para trajetos urbanos e suburbanos.
Carro da Dacia
Veja também A imparável ascensão da Dacia: quantos recordes para bater?

Este modelo, na sua mais recente versão, veio redefinir o conceito de “bom custo-benefício”.

Equipado com tecnologia atualizada, o modelo oferece funcionalidades que até há pouco tempo eram reservadas para segmentos mais elevados, como sistemas de assistência ao condutor, conectividade (ecrã tátil com compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto), além de espaço e conforto (apesar do seu tamanho compacto, apresenta um habitáculo espaçoso e confortável, ideal para famílias).

Quer se queira, quer não, o Dacia Sandero não foi apenas o carro mais vendido em Portugal em 2024: foi um reflexo das prioridades dos consumidores portugueses.

Com um foco na eficiência, acessibilidade e simplicidade, o modelo soube conquistar o mercado, tornando-se uma referência para quem procura um veículo prático e económico.

Veja também