Era uma das plataformas que faltava e que, agora, já está a par da maioria. O dark mode já está disponível no Instagram e promete prolongar a bateria do seu dispositivo móvel.
Dark mode no instagram já pode ser ativado
A novidade chegou com a atualização dos novos sistemas operativos, nomeadamente o iOS 13 e o Android 10. Nos dispositivos que ainda não tenham recebido esse update, não é possível ativar o dark mode no Instagram.
Isto porque, a atualização, tem de ser ativada diretamente a partir das definições do equipamento, o que significa que não vale a pena tentar fazê-lo a partir das definições da rede social, porque não vai conseguir.
Desde que tenha um dispositivo atualizado com as versões referidas anteriormente, pode ativar o “modo escuro” e trocar as cores convencionais que surgem no display. Ao fazê-lo, todas as apps vão sofrer alterações (e não apenas o Instagram).
Diga adeus ao fundo branco, às letras pretas e ligações de todas as cores. O preto ocupa o lugar principal, sendo que as suas cores adjacentes o acompanham nesta transformação.
As vantagens do dark mode
Para além de oferecer um look totalmente novo ao dispositivo móvel que está a usar, há uma série de outras vantagens associadas à utilização do dark mode. Uma delas é o facto de não estar a ferir tanto a visão.
Sim, é verdade, isto porque as cores claras (e ditas convencionais) podem ferir mais os seus olhos do que aquelas mais escuras, o que acontece com esta nova funcionalidade associada aos dispositivos móveis (como tablets e smartphones).
Outra das mais-valias deste modo é o facto de poupar a bateria dos dispositivos que o usam, como, de resto, a Google já confirmou. Isto é um grande ponto positivo sobretudo para os dispositivos que já não tenham a maior das autonomias.
Isto acontece porque os píxels mais escuros não consomem tanta bateria quanto os mais claros, poupando, assim, o consumo geral do dispositivo.
De facto, já são algumas as plataformas que suportam esta nova funcionalidade, como é o caso da Google Play Store e do Messenger. Depois de passar a ser possível ativar o dark mode no Instagram, é uma questão de tempo até que a funcionalidade passe a estar disponível, também, no Facebook.