Share the post "Decoração de casa pós-pandemia: 8 coisas para mudar e privilegiar"
A decoração de casa pós-pandemia, e até durante a pandemia, tem vindo a sofrer alterações, decorrentes, principalmente, dos tempos que passamos em confinamento e que transformou as nossas rotinas – até hoje, em muitos casos.
Viver numa pandemia é algo que nunca nos passou pela cabeça. Mas é essa, ainda, a nossa realidade, que é muito diferente de há dois anos, por exemplo. E isso reflete-se em muitas áreas da nossa vida, principalmente no nosso lar.
Tal facto obrigou-nos a olhar para a casa de outra forma, a priorizar determinados aspetos e a desvalorizar outros.
Quer saber quais os aspetos que deve ter em conta se estiver a pensar em mudar algo em casa? Então, tome nota.
8 aspetos a mudar na decoração de casa pós-pandemia
Da forma como vivemos a nossa casa, até às novas necessidades que foram sendo criadas, muito mudou nas nossas vidas.
Canto da higienização
A chamada “zona vermelha”, que hoje já não tem tanto impacto devido ao facto de a pandemia se encontrar mais controlada, representa a zona de entrada da casa.
O hall passou a ser a zona de desinfeção, onde tiramos o calçado, o casaco, os acessórios e onde nos desinfetamos. Uma espécie de “o que sai de casa não entra para o espaço do interior”.
Acaba até por ser mais higiénico, principalmente no que aos sapatos diz respeito, visto que assim não trazemos a sujidade de fora para dentro de casa – é um conselho a adotar, mesmo quando a pandemia já fizer parte do passado.
Escritório em casa
O home office continuará a fazer parte da rotina de muitos de nós, devido ao facto de muitas empresas começarem a adotar modelos híbridos de trabalho. Isto significa que a semana de trabalho pode ser dividida entre o escritório e o teletrabalho.
Se for o caso, então, certifique-se de que tem todas as condições necessárias para ser produtivo:
- uma boa secretária;
- cadeira adequada e confortável;
- privilegia sempre a luz natural;
- não estenda o horário de trabalho só porque está em casa e acha que tem de dar provas ao seu chefe de que está mesmo a trabalhar;
- por outro lado, não vale também procrastinar.
Ter mais plantas em casa
Da mesma forma que devemos aproveitar mais os espaços exteriores, devemos também apostar em ter mais plantas em casa, porque dá-nos a sensação bem conhecida de trazer a Natureza para dentro de casa.
Escolha bem as que mais gosta, e até aquelas com que se identifica mais e encha a casa de verde.
Além disso, poderá tirar grande proveito de ter plantas em casa na decoração de casa pós-pandemia, visto que algumas ajudam a limpar o ar, outras ajudam a afastar os mosquitos e há plantas que até ajudam a diminuir a humidade.
Espaço exterior
Nos tempos que passamos em confinamento quantos de nós não desejavam ter decorado a varanda, terraço ou jardim de forma a poder tirar um maior proveito?
Está na hora de o fazer: coloque umas cadeiras confortáveis e uma mesa de proporções adequadas ao espaço e assim não se sentirá tão preso em casa.
Sofás mais confortáveis
Depois de horas sentado no sofá, se calhar apercebeu-se de que não tem o modelo mais adequado. É certo que atualmente existem muitas opções a preços incríveis, mas poderão não ser o melhor modelo em termo de conforto, resistência e durabilidade.
Por isso, no futuro, quando chegar a altura de o substituir, faça um bom investimento.
Uso de materiais naturais e orgânicos
Devido à constante preocupação sobre o meio ambiente e de que forma podemos reverter todas as coisas erradas que já chegamos a fazer, tem sido uma preocupação constante usar materiais feitos a partir de matérias-primas naturais e orgânicas.
De igual modo, outra ideia relacionada com este tema é o reaproveitamento de bens e materiais. Se não tiver mesmo utilidade para dar a determinado bem, e se este ainda se encontra em bom estado, então pondere doar a familiares, amigos ou associações de solidariedade social.
Elementos com mais do que uma funcionalidade
Nos dias de hoje precisamos, mais do que nunca de espaços. equipamentos e bens que sejam versáteis.
Falamos por exemplo de mesas extensíveis; de bancos que também podem servir de repousa pés ou até mesa de apoio; de ter um robot de cozinha ao invés de mil e um equipamentos. Poupa dinheiro e espaço.
Ginásio em casa
Mesmo quem era mais sedentário passou a ter necessidade de se mexer mais durante os períodos de confinamento, pelo que provavelmente é uma das pessoas que também começou a fazer exercício físico em casa.
Com as plataformas online que existem, bem como aplicações de desporto não precisa de muito mais para mexer o corpo.
Certifique-se, contudo, que tem espaço suficiente para se mexer à vontade e que faz exercícios adequados à sua condição física, ou com o acompanhamento de um especialista, para evitar lesões.
Todas estas dicas vão de encontro ao hygge, o estilo de vida dinamarquês que procura a felicidade nas pequenas coisas, sem necessidade de grandes bens.