Share the post "10 ideias para decorar casas pequenas e fazê-las parecer maiores"
Sente que não consegue definir espaços dentro das divisões de sua casa? Acha que, por mais que arrume, a casa parece sempre desorganizada? Tenha calma… Nós compreendemos que em espaços pequenos seja necessário muito método e rigor para que tudo não vire o caos completo e, por essa razão, reunimos 10 ideias para decorar casas pequenas que temos a certeza, o vão mesmo ajudar. Pegue em papel e caneta e comece já a tomar nota!
10 ideias para decorar casas pequenas
Cumprindo estes 10 princípios, garantimos que a sua casa ganhará – visualmente, é claro – uma maior dimensão espacial. Os metros quadrados continuarão a ser os mesmos mas, para si, a casa ficará com uma nova vitalidade, leveza e, acima de tudo, organização. Aplique estes conhecimentos, começando já hoje a decorar casas pequenas.
1. Paredes de tons neutros
A regra é simples. Numa casa pequena, deve dar-se preferência aos tons neutros nas paredes, pois só eles dão a ilusão de estarmos perante um espaço grande, amplo e quase ilimitado. Modere o uso de tintas de cores fortes, reservando-as apenas para pequenos apontamentos.
2. Boa iluminação
A iluminação é fundamental para conseguir dar a ilusão de que um espaço é maior do é na realidade. Por isso, dê prioridade às entradas de luz natural e distribua de forma inteligente a iluminação artificial, recorrendo a vários pontos de luz distribuídos pela casa.
3. Otimização do espaço
Uma mesma divisão pode abarcar diversos espaços, desde que os saiba demarcar visualmente – sem ser preciso fazer uso de quaisquer barreiras físicas. A cozinha pode, também, funcionar como zona de refeições e a sala de estar pode também ter uma área reservada para o escritório. Paredes que viram prateleiras e mobiliário embutido são, também, duas excelentes estratégias para otimizar espaço.
4. Soluções minimalistas
Mais que uma tendência ou gosto estético, as linhas retas e depuradas conferem um ar mais leve e organizado, que é aquilo que se procura numa casa pequena.
5. Nichos nas paredes
Escavar a parede, formando uma pequena (ou grande) abertura, pode bem ser a solução para dispensar algum mobiliário e ganhar espaço de circulação dentro da sua casa. Pense só na quantidade de móveis de que se poderia desfazer…
6. Elementos transparentes
Deste pormenor, talvez nunca se tenha lembrado. O vidro, para além de dar leveza ao espaço, permite ampliar a iluminação, graças ao seu efeito refletor. Além disso, como é transparente, não sobrecarrega o espaço com cor em excesso.
7. Espelhos e mais espelhos
Este é, provavelmente, o truque mais simples e infalível que lhe podemos dar. Os espelhos são o elemento que mais eficazmente cria a ilusão de estarmos num espaço muito mais amplo do que ele é na verdade. Por isso, se a sua casa é pequena, abuse desta peça decorativa.
8. Móveis suspensos
Esta é, também, uma dica essencial. Se temos pouco espaço, devemos evitar ocupar a zona de circulação, ou seja, o chão com mobiliário. A solução? Colocá-lo em suspensão, pregado à parede, pois assim além de desocupar o chão, dá ao espaço uma sensação de maior leveza.
9. Padrões geométricos
Quando estiver a escolher a decoração de uma casa pequena, opte pelos padrões geométricos. Eles contribuem para dar a ilusão de que o espaço é maior e, por isso, devem ser usados em azulejos, papel de parede, tapetes, etc.
10. Quadros com paisagens
Mesmo que a sua casa não seja particularmente pequena, estamos certos de que as casas de banho o são. E, grande parte das vezes, têm ainda um outro inconveniente – são interiores. Isto é, não têm nenhuma entrada de luz natural. Nesses casos, a solução é decorá-la com imagens de paisagens que permitam alargar os horizontes, dando a sensação que aquele espaço se prolonga até aquelas linhas de horizonte.