Decorar com madeira será, talvez, das formas mais antigas no que toca ao tema da decoração. Seja em peças inteiras, em pequenos pormenores ou em trabalhos de bricolage, esta matéria prima é imensamente versátil, já para não falar do facto de ser esteticamente apelativa, sustentável e, quando bem cuidada, muito duradoura.
Com isto em mente, partilhamos consigo uma lista de sete diferentes ideias para decorar com madeira e conseguir um ambiente único, original e cheio de classe. Venha connosco!
Saiba como decorar com madeira encantar tudo e todos
Revestir uma parede
Se há maneira original de decorar com madeira é esta: experimente revestir apenas uma parede de sua casa com madeira. Escura, clara, com ou sem nós, tábuas mais ou menos grossas, a escolha é sua! Uma coisa é garantida: o efeito fica sempre cheio de classe.
Mesa de centro original
Anda com vontade de ter uma mesinha de centro na sala mas não quer as típicas e queria algo original? Utilize madeira! Um tronco de árvore grosso, cortado e tratado, por exemplo, confere um ambiente bem requintado e original a uma qualquer sala.
Cama de paletes
Se pesquisar na internet por tutoriais para fazer uma cama de paletes, vai ter dificuldades é em escolher o melhor vídeo para si. Esta solução de decorar com madeira é económica, original e extremamente sustentável.
Garrafeira de madeira
Uma garrafeira é um elemento intemporal e que fica bem em qualquer coisa, independentemente do seu estilo decorativo. Seja na cozinha, sala de estar ou jantar, uma garrafeira construída em madeira é uma excelente forma de trazer dinamismo e glamour ao espaço em causa.
Jardim vertical
E aquela parede do terraço ou varanda que está vazia e não sabe bem o que lhe fazer? Pois bem, já tem aqui a solução: decorar com madeira! Construa um jardim vertical com a ajuda de ripas ou estrados de madeira e junte o útil ao agradável: um espaço bem harmonioso onde pode cultivar as suas próprias aromáticas!
Painel de parede
Uma alternativa original de guardar as tralhas, acessórios ou ferramentas em casa passa pela construção de um painel de parede com madeira. Só precisa de uma ou duas paletes, ganchos e material para fixar a palete à parede. A partir daí é só começar a organizar!
Candeeiro único
Sabe aquelas caixas da fruta e legumes de madeira? Normalmente são materiais que acabam descartados depois de determinado uso. Mas não tem de ser assim! Peça a ajuda a um carpinteiro e transforme-a num lindo abat-jour para um quarto lá em casa.
Cuidados específicos que deve ter com a madeira
Se gostou das nossas sugestões para decorar com madeira, resta um passo muito importante: conhecer os principais cuidados a ter com este material, de forma a fazê-lo durar uma vida! Porque quando bem tratada, a madeira pode durar centenas de anos e na sua melhor forma!
Cuidado com a água e produtos abrasivos
Tome nota desta premissa: água e madeira não combinam! Assim como qualquer outro produto que seja muito agressivo ou abrasivo. Mesmo que com algum tipo de camada protetora, as madeiras são muito permeáveis e quando expostas a uma grande quantidade de água podem vir a apodrecer.
Por isso, evite passar a esfregona muito molhada quando limpa esta área e prefira um pano ligeiramente humedecido ou com um produto próprio para madeiras.
Garanta uma boa manutenção
Tal como qualquer outro material, se não cuidar bem das suas madeiras, elas não vão durar tanto tempo quanto desejaria.
Assim, aplicar um verniz protetor idealmente duas vezes por ano, garantir uma correta limpeza, evitar colocar copos e objetos molhados ou cortantes diretamente sobre esta superfície são algumas das orientações importantes que deve seguir.
Escolha produtos específicos para a madeira
Hoje em dia se há coisas disponíveis e variadas são produtos próprios para limpar e cuidar de madeiras. Limpar o pó, óleo de cedro, cera líquida ou sólida ou simplesmente lava tudo especial para madeiras… É só escolher e não há desculpa para optar por um que não sirva este efeito!
Tenha atenção à exposição solar direta
A madeira é muito sensível à exposição solar direta. E pode até não se aperceber disso durante os primeiros tempos de exposição. Contudo, com o passar do tempo, vai verificar que a cor fica desbotada e o aspeto bastante danificado.
Tente evitar uma exposição permanente e não esqueça de redobrar a aplicação de um protetor nestas madeiras em questão.
Conheça a madeira que tem em casa
Pinho, cerejeira, maciça ou laminada, lacada ou natural? Cada madeira tem a sua especificidade e como tal, as suas necessidades únicas também.
Para saber como cuidar da melhor forma das suas, o primeiro passo é mesmo o de saber que tipo de material tem em casa. Depois, informe-se com quem sabe sobre qual a melhor forma de limpar e cuidar da mesma.