As notificações são aqueles pequenos alertas que recebe no topo do seu ecrã principal ou no ecrã de bloqueio do telemóvel. São visualizáveis quando lhes toca e desliza para baixo a partir da parte superior do ecrã e existem para garantir que está informado sobre tudo o que se passa no seu dispositivo.
Servem, por exemplo, para nos alertar para o facto de termos novas mensagens nas nossas redes sociais ou novos emails na nossa caixa do correio, permitindo-nos atualizar as nossas conversas e não perder mensagens que podem ser importantes.
Por outro lado, as notificações também aparecem quando é necessário gerir o conteúdo do seu telemóvel. Por exemplo quando saem novas versões de alguma das aplicações que tem instalada ou quando uma nova atualização do software do sistema operativo do seu dispositivo é aconselhada pelo fabricante.
As notificações são também utilizadas pelos sistemas operativos dos telemóveis para enviar pequenas mensagens de gestão, mais ao menos importantes. Por exemplo, para o avisar que já tem pouco espaço no seu smartphone ou, caso tenha um antivírus instalado, se houve algum acesso indevido.
Mas por muito úteis que possam ser, por vezes surgem com demasiada frequência ou em grande quantidade e é necessário reduzi-las ao essencial para não prejudicar uma utilização descontraída e sem stress. Saiba como desativar as notificações.
Notificações: silenciar, bloquear ou gerir?
Dependendo das notificações que quer receber, pode optar por uma destas ações. Silenciar notificações significa que vai continuar a recebê-las no seu ecrã, mas sem qualquer sinal sonoro de aviso.
Bloquear significa que não vai receber qualquer notificação, sonora ou visual, e Gerir vai permitir-lhe decidir, caso a caso, que notificações quer receber das aplicações ou do sistema operativo que tem instalado.
Sendo assim, e dependendo da ação que quer fazer, pode optar por fazer uma configuração que afete todo o seu telemóvel, ou uma configuração que irá definir, aplicação a aplicação, as notificações que ver continuar a receber ou as quer deixar para trás.
Como gerir em Android ou iOS
Por defeito, na grande maioria das aplicações e sistemas operativos, quer estejam a correr num dispositivo com sistema Android ou com iOS (exclusivo dos iPhones), as notificações chegam com som e/ou vibração, e com um alerta visual que permite ao utilizador identificar facilmente o tipo de notificação que acabou de ser detetado no seu dispositivo.
Bloqueio total
Em ambos os ecossistemas existe uma opção muito útil que permite configurar as notificações de uma forma genérica. Para tal basta selecionar o modo Não Incomodar (com a variante modo Prioritário a partir do Android 13 ou modo Concentração no iOS).
Ao selecionar esta opção, que fica ao lado das funcionalidades básicas como a lanterna ou ligar os dados no Android e nas Definições do iOS, vai poder silenciar todas as suas notificações, inclusive qualquer estímulo visual que identifique a sua chegada.
Esta é uma opção drástica que lhe vai permitir estar sossegado e alheado de qualquer novidade ou alerta virtual. Só voltará a receber notificações se desativar este modo.
Se esta solução pode servir para momentos especiais em que não quer de modo nenhum ser incomodado, ela pode ser demasiado radical para gerir as suas notificações no dia-a-dia habitual.
Limitação parcial na app
Ambos os sistemas operativos mais utilizados nos smartphones, Android e iOS, permitem desativar ou limitar as notificações individualmente, aplicação a aplicação, caso a caso.
Desta forma pode identificar as notificações que acha secundárias ou mesmo desnecessárias em cada aplicação, barrando o sinal sonoro, visual ou tátil (vibração), e deixar passar as notificações que são prioritárias e que não quer mesmo deixar de receber.
Para tal, e em ambos os sistemas com variantes de modelo para modelo, basta procurar pelas >Definições do seu telemóvel e encontrar a aba >Aplicações.
Depois, dependendo da aplicação que selecionar, terá uma série de hipóteses para escolher. Entre elas pode encontrar silenciar a notificação totalmente, só silenciar em determinados casos, silenciar mas receber alerta visual, bloquear totalmente ou mesmo bloquear apenas de contactos específicos dentro da aplicação.
Todas estas configurações são reversíveis, permitindo que possa mudar de ideias e reconfigurar as notificações face a novas situações ou momentos específicos que está a viver.
Limitação parcial no dispositivo
Numa gestão mais abrangente, que vai além do que está a ser definido aplicação a aplicação, pode impor também algumas limitações ao próprio dispositivo, que são mais maleáveis do que a escolha do modo Não Incomodar já mencionado.
Em ambos os sistemas é possível fazer esta limitação parcial que se irá sobrepor às limitações impostas caso a caso em cada a aplicação.
Para tal basta aceder às >Definições (em ambos os ecossistemas) e escolher a aba das >Notificações.
Aí, dependendo do seu modelo de telemóvel, poderá ter acesso a inúmeras variantes de configuração. Por exemplo, pode escolher Mostrar Conversas Predefinidas e Silenciosas, Ocultar Notificações e Conversas Silenciosas, Ocultar Notificações Silenciosas na Barra de Estado, permitir notificações de contactos ou grupos de conversação específicos ou permitir a receção de chamadas repetidas (duas ou mais chamadas da mesma pessoa no espaço de 3 minutos por exemplo)
Pode ainda ocultar conteúdo sensível a receber no ecrã principal ou mesmo, no caso do iOS, escolher a forma visual como lhe aparecem (banner, texto, imagem, etc.)
Para saber mais sobre o seu sistema em particular, entre em Android ou iOS. Pode demorar tempo a definir tudo o que quer, mas o resultado compensa. Terá um telemóvel capaz de lhe proporcionar uma utilização sem stress ou ansiedade desnecessária. Muitas vezes, desativar as notificações pode ser um descanso.