Share the post "Semana de contenção antecipada: todas as medidas anunciadas"
Depois da reunião desta terça-feira do Conselho de Ministros, a última antes do Natal, o Primeiro-Ministro falou ao país. Dada a evolução da pandemia e os receios associados às épocas festivas que se avizinham, anunciou uma série de medidas complementares às que estavam em vigor desde o dia 1 de dezembro.
As medidas que vão voltar a ter impacto nas nossas vidas
Semana de contenção é antecipada
No passado dia 25 de novembro, António Costa dava conta que a semana de 2 a 9 de janeiro de 2022 seria de contenção de contactos, razão pela qual o teletrabalho passaria a ser obrigatório nesse período e bares e discotecas estariam encerrados.
Porém, e por causa da evolução da pandemia no país e da incerteza em torno da variante Ómnicron, o governante anunciou um alargamento da semana de contenção que, assim, começará às zero horas do dia 25 de dezembro de 2021 e terminará a 9 de janeiro de 2022 e que terá o seguinte impacto:
- Teletrabalho obrigatório;
- Discotecas e bares encerrados;
- Centros comerciais com lotação limitada (1 pessoa por cada 5 m2).
Mantém-se a data de 10 de janeiro para o início do 2º período letivo
Os estudantes só regressarão às escolas a 10 de janeiro, sendo que esta semana de férias a mais será depois compensada nas férias de Carnaval (menos dois dias) e na Páscoa (menos três dias).
Máscaras obrigatórias em espaços fechados
A obrigatoriedade de uso de máscara em espaços fechados e em todos os recintos não excecionados pela DGS é para manter.
Certificado digital obrigatório
O certificado digital continua a ser obrigatório no acesso a restaurantes, hotéis e alojamentos locais, tal como em ginásios e eventos com lugares marcados.
Teste negativo
O acesso a todos os espetáculos culturais e a todos os recintos desportivos só poderá ser feito com a apresentação de teste negativo.
Além disso, nos dias 24, 25 de dezembro e nos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro de 2022, o teste negativo é obrigatório no acesso a restaurantes, casinos e festas de passagem de ano. Também é proibido ajuntamentos na via pública de mais de 10 pessoas na passagem de ano, tal como consumir bebidas alcoólicas na via pública.
Reforço da testagem
António Costa apelou ao reforço da testagem e anunciou que passam a ser 6, e não 4, o número de testes gratuitos por pessoa.
Fronteiras com restrições mais apertadas
Os passageiros dos voos que cheguem a Portugal terão de apresentar obrigatoriamente um teste negativo. As sanções serão “fortemente agravadas para as companhias de aviação”, passando pela possibilidade de suspensão das licenças de voos, referiu António Costa.