Share the post "Se costuma desinfetar com lixívia, estes são os cuidados a ter"
Nunca as questões da correta limpeza da casa e diferentes superfícies foi tão importante como a época em que vivemos, pelo que desinfetar com lixívia é algo que já é uma parte intrínseca do nosso dia a dia.
É certo que a lixívia é um dos produtos mais utilizados e fiáveis no que à limpeza e desinfeção de locais e superfícies diz respeito. Longe vão os tempos em que este produto era unicamente associado à sua capacidade de manter a roupa branca.
Atualmente, é bastante usado para ajudar na remoção de mofo e bolor em espaços de maior concentração de humidade, mas também pelas suas propriedades desinfetantes.
Mas estaremos a fazer um uso correto deste produto? Ou, por outro lado, podemos estar a colocar a nossa saúde em causa?
Afinal, a lixívia não deixa de ser uma substância tóxica, que pode provocar determinados efeitos secundários mediante uma incorreta utilização ou exposição prolongada. Nomeadamente irritação de olhos, pele e trato respiratório, pelo que o uso de luvas, por exemplo, é um dos conselhos que não pode mesmo ignorar.
Dois conselhos úteis para desinfetar com lixívia
Consciente desta necessidade de lidar corretamente com o manuseamento de um produto tão abrasivo como é a lixívia, deixamos algumas recomendações para que o possa fazer em segurança.
Além disso, estas dicas ajudam a tirar mais proveito deste produto, maximizando a sua eficácia e, com isso, deixar a casa mais limpa, tal como deseja.
Tome nota.
A temperatura da água importa
A lixivia é um desinfetante doméstico forte e a sua utilização deve ser cuidadosa. Por isso, deve ser diluída em água fria, uma vez que a água quente a torna ineficaz e instável.
O local deve ser arejado
Ao aplicar lixívia, ou outro produto semelhante, deve abrir as janelas para arejar e renovar o as. Assim, evita-se também que esteja a inalar o produto, enquanto ajuda a secar as superfícies mais rapidamente. Evite o contacto da lixívia com os olhos e com a pele.
Desinfetar com lixívia: conheça a forma certa de manusear
A lixívia deve ser diluída numa determinada proporção de água e as limpezas regulares com este produto devem ser feitas sempre no sentido de cima para baixo, e das áreas mais limpas para as mais sujas.
Veja, na tabela abaixo, a proporção de lixívia e água a utilizar em cada situação.
Cuidados e formas de utilização específicas que vão fazer com que desinfetar com lixívia diferentes espaços e objetos se torne numa tarefa mais simples e eficaz.