Mesmo que peça sempre faturas com número de contribuinte, é importante perceber que nem todas vão entrar nas contas do IRS. E que algumas despesas são mais importantes do que outras.
É um ano inteiro de despesas, o que significa muitas faturas validadas. Porém, nem sempre é fácil perceber, entre todas, quais são as despesas que podem ajudar a pagar menos IRS ou a aumentar o valor do reembolso.
Além disso, é preciso saber que, dos montantes que gastou, apenas uma parte é tida em conta para efeitos de imposto. Entre as despesas que contam para as deduções, há ainda limites diferentes para cada categoria.
Ao somar as suas despesas, é importante conhecer as regras para cada categoria. Sabe, por exemplo, que precisa de receita médica para poder incluir na saúde faturas de farmácia em que o IVA seja de 23%?
E como proceder em relação ao material escolar dos seus filhos? Conta ou não para o IRS? As despesas com imóveis arrendados ou com os juros do crédito habitação (se comprou casa até 2012) também podem baixar o imposto a pagar.
Nas contas relativas a este imposto há ainda que considerar os gastos em que pode deduzir parte do IVA. Por exemplo, com restaurantes, cabeleireiros, oficinas, ginásios, despesas veterinárias ou transportes públicos, entre outros.
Nada de se esquecer de alguma despesa. Entenda tudo de modo simples e rápido neste vídeo do Saldo Positivo.
Conheça outros conteúdos do Saldo Positivo.