Share the post "Despesas escolares: como as controlar e com que apoios contar"
Um novo ano letivo traz sempre expectativas. Para os mais novos, é sinónimo de novos cadernos, livros e material novo em folha. Para os pais, representa mais despesas. Mesmo assim, é possível controlar esses gastos e minimizar o seu impacto no orçamento familiar.
Por exemplo, pedindo fatura das despesas e sabendo quais as que pode deduzir no IRS. Embora o material escolar comprado em supermercados não seja dedutível como despesa de educação (entra apenas nas despesas gerais e familiares), os gastos com acompanhamento escolar, tempos livres e explicações (mediante algumas condições), bem como as refeições na escola já podem ser deduzidos. O mesmo acontece com o alojamento dos estudantes deslocados.
Outra forma de sentir menos o peso das despesas escolares é aproveitar os apoios a que pode ter direito, como os livros escolares gratuitos ou o abono de família, cujos valores foram recentemente atualizados, e que, para algumas famílias, é pago a dobrar no mês de setembro.
Neste artigo do Saldo Positivo fique a conhecer todas as dicas para manter as suas despesas controladas, mesmo numa época em que a tendência é que aumentem.
Despesas no regresso às aulas: controlar sem desesperar
O início do ano letivo é sempre um momento desafiante para as famílias, já que as despesas escolares pesam e muito nos seus orçamentos. Neste artigo do Saldo Positivo pode conhecer algumas dicas para que o regresso à escola não pese tanto na sua carteira.
Conheça outros conteúdos do Saldo Positivo.
O Saldo Positivo é o site de literacia financeira da Caixa Geral de Depósitos e tem como proposta facilitar a vida dos portugueses no que diz respeito à gestão do dinheiro com publicação regular de artigos, notícias, guias e infografias.