Quanto mais cedo começar a incentivar os membros mais novos da família a saírem de casa e fazerem atividades juntos melhor. O exercício físico tem benefícios mais do que conhecidos na saúde física mas os desportos praticados em família têm muitos mais aspetos positivos do ponto de vista psicológico.
5 desportos para praticar em família
Correr
É o desporto mais barato de todos. Pode ser praticado em qualquer lado – seja num parque, à beira-mar, em pistas específicas para o efeito. E não necessita de nenhum equipamento específico. Além disso ainda pode levar o membro de quatro patas e não tem de deixar o bebé em casa, já que se pode ir rodando na tarefa de empurrar o carrinho.
Nadar
A natação é considerada pelos especialistas o desporto mais completo de todos, já que exercita os músculos de todo o corpo. Além disso aumenta o equilíbrio e a capacidade cardiovascular. Se juntarmos a isso as quantidades de diversão que podem vir de uma manhã na piscina… Entre mergulhos mal calculados e competições entre irmãos, há muito por onde escolher.
Andar de bicicleta
Antes de mais é necessário sair de casa com a certeza de que todas as medidas de segurança estão asseguradas. Isso inclui capacete, joelheiras e cotoveleiras, campainha e água. Andar de bicicleta em família pode levar a grandes aventuras em busca de novos trilhos e novos caminhos. Pelo meio pode parar para comer um gelado ou tirar umas fotografias. Para não falar de que é um método muito fácil para incutir aos mais novos algum sentido cívico na estrada. Ah! E a criança mais nova também não tem que ficar de parte graças às cadeirinhas que se podem adaptar à bicicleta.
Jogar golf
Há qualquer coisa em imitar os adultos que tem atraído cada vez mais miúdos para a prática de golf. Isso e a possibilidade de andar num carro diferente do habitual. Além de ser uma prática calma e propícia às conversas em família, exercita a disciplina.
Jogar ténis
Primeiro é preciso escolher equipas, já que o ténis pode ser jogado a pares. Depois o objetivo, mais do que ganhar, é rir o mais possível com os sons estranhos que se faz e com as bolas perdidas dos adversários.
Está na hora de convocar uma reunião familiar!
Veja também: