Nunca é demais, mostrar como somos valiosos no nosso local de trabalho, como sabemos valorizar as nossas capacidades e conhecimentos, assim como o trabalho de equipa. Num mundo profissional super competitivo, saiba como pode destacar-se no emprego, sempre de uma forma ética e responsável.
10 sugestões para poder destacar-se no emprego
1. Antecipe as necessidades e tarefas
Não fique à espera que lhe mandem fazer as coisas e tente estar sempre dois ou três passos à frente. Isto quer dizer que, por exemplo, no começo de um novo projeto, já devem conseguir antecipar algumas necessidades do mesmo: recursos humanos, materiais, canais de comunicação e outros detalhes específicos à sua área profissional.
2. Comece um projeto próprio
Destacar-se no emprego também tem muito a ver com mostrar-nos as nossas capacidades individuais. Seja conhecido como o empregado que responde rapidamente ao que lhe é pedido, como o empregado que sabe lidar melhor com os clientes ou como o empregado que faz os melhores relatórios. Veja o que pode ser melhorado na empresa e ofereça-se para trabalhar nisso. Será visto como uma pessoa proativa e, se tiver bons resultados, será sempre lembrado por isso.
3. Mais horas vs. mais qualidade
Também é importante ser inteligente no processo de conseguir destacar-se no emprego. Há dias em que vale a pena fazer horas extras e mostrar que está disposto a sacrificar-se pela equipa, há outros dias em que quantidade não equivale necessariamente a qualidade, por isso, seja inteligente e firme nas suas decisões.
4. Não tenha medo de dar a sua opinião
Não seja o tipo de empregado que fica nas reuniões em silêncio e tem medo de opinar. Sempre que possível dê a sua opinião ou mostre-se interessado em saber mais sobre o assunto que estiver a ser tratado. De uma forma assertiva e contributiva, claro.
5. Seja leal e íntegro
Querer destacar-se no emprego passa por ser igual a si próprio e manter valores morais íntegros, que incluem ser leal à equipa/empresa. Se as pessoas confiarem em si, sobretudo os seus superiores, as consequências só poderão ser extremamente positivas. Tenha também atenção à forma como retrata a sua empresa fora dela, nunca se sabe quem está a ouvir e a ler, sobretudo nas redes sociais.
6. Mantenha um diálogo otimista
Destaque-se como sendo aquele colega que está sempre a motivar os outros, a garantir-lhes que podem fazer ainda melhor e que o esforço deles é recompensado e que vale a pena. É otimista e ao mesmo tempo vai contribuir para a união da sua equipa. E otimismo não significa necessariamente uma visão utópica.
7. Seja o porto seguro em tempos de crise
Lidar com as adversidades é e de facto uma forma de se destacar. Os melhores profissionais conseguem resolver situações conflituosas mantendo a calma. Crie soluções para os problemas em vez de os agravar, seja o mediador em situações de conflito, não tenha medo de assumir uma posição de liderança, se sentir condições para tal.
8. Não entre em intrigas
Basicamente, evite ficar conhecido pelos piores motivos. Não vale a pena ver-se envolvido em dramas e problemas que até podem nem o envolver. Este tipo de reconhecimento não é o destaque que procura.
9. Mostre empatia perante os colegas
Nunca sabemos o que passa pela mente de outra pessoa, nunca sabemos na realidade como é a vida pessoal de um colega de trabalho, os seus problemas e desafios domésticos e pessoais. Por isso, mostrar empatia perante as outras pessoas, colocar-se no seu lugar, vai sempre acabar por ajudá-lo a estar melhor enquadrado numa equipa e a destacar-se enquanto colega.
10. Não descure a formação
Nunca paramos de aprender, por isso, não recuse oportunidades de formação na sua área de trabalho e procure sempre manter-se atualizado. É uma mais-valia que o vai ajudar a destacar-se no emprego, não só pelos conhecimentos adquiridos, mas também pelo facto de mostrar interesse.
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