Share the post "Dia do pai: já pensou no que vai oferecer ao mais especial de todos?"
O dia do pai está aí e, com ele, chega a hora de mostrar a todos os pais o quão importantes são na vida dos filhos.
A verdade é que o dia do pai é muito mais do que oferecer um presente. O que se celebra é o amor incondicional, e esse merece ser retribuído com um gesto igualmente dedicado. Por isso, qualquer que seja a lembrança, deve ser o resultado de uma escolha cuidadosa, pensada especificamente para aquele pai e que não serviria a mais nenhum.
Quando pensa em oferecer, já está a dar
O presente perfeito leva tempo a encontrar. Obriga-nos a conhecer bem o nosso pai, a saber o que gosta, o que usa e que sonhos guarda. Mais do que saber que número calça ou que cor de camisa prefere, é preciso conhecer o que mais ninguém conhece.
Que aspirações tem o seu pai? O que lhe dá, realmente, prazer? Que aventura lhe preenche os sonhos, mas nunca teve coragem de realizar? Quanto mais perfeito for o retrato que fazemos do nosso pai, mais acertado será o presente. E isso leva tempo – e esse tempo que dedicamos já faz parte do presente.
Escolher o presente perfeito
1. É um pai de bens ou de experiências?
Há pais que não resistem a um bom objeto, colecionável ou não, mas há outros que valorizam as experiências muito mais do que os bens materiais, como, por exemplo uma boa refeição. Saber em qual destes perfis encaixa o seu pai é o primeiro passo para saber que tipo de presente procurar para o dia do pai.
2. Criatividade ou método?
Todos nós temos um lado mais forte: ou somos muito organizados e metódicos, ou somos um espírito livre, movidos pela criatividade. Para começar a procurar o presente do dia do pai, pense se ele é daqueles que não toleram um livro desalinhado na prateleira ou se é feliz a desarrumar a cozinha para fazer um bolo.
3. Saudoso do passado ou ansioso pelo futuro?
Há pais que adoram uma novidade tecnológica, outros que vivem cansados do ritmo acelerado do século XXI e preferem a calmaria de um bom livro. Pense no seu pai e na forma como ele ocupa os tempos livres: por exemplo, gosta de desporto? Pense que o presente deve encaixar nesses tempos livres, porque a ideia é que seja apreciado.
4. Vaidoso ou relaxado?
Se o seu pai é do tipo vaidoso, ao pensar na roupa que mais o favorece ou no perfume que costuma usar, certamente encontrará algo para lhe oferecer. Mas se o seu pai é mais relaxado e gosta mesmo é de passear pela casa com umas pantufas confortáveis, para quê dar-lhe uma gravata? O importante é o seu pai sentir que pensou nele e que não comprou qualquer coisa ao acaso.
5. E se for dos que dispensam surpresas?
Sejamos realistas, nem toda a gente adora surpresas. Se é pai de primeira viagem, essas acontecem todos os dias. Se o seu pai dispensa que escolham por ele, respeitá-lo também é um gesto de amor. Não há problema nenhum em levá-lo consigo para comprar o presente do dia do pai. Aproveitam para passar tempo juntos e o presente terá sucesso garantido. Todos ganham.
Outras ajudas para quando for às compras
Não são só os nossos pais que têm preferências. Se não é fã de passear nos centros comerciais em busca da prenda ideal, pode ainda comprar online e utilizar ferramentas digitais.
Um bom exemplo é a nova app do El Corte Inglés, que reúne o melhor da experiência de compra nas lojas físicas e online. Através da app pode utilizar serviços exclusivos como o Retirar Senha ou a Compra Mãos Livres, para não ter de esperar em filas ou carregar os sacos de compras durante toda a tarde. Pode ainda comprar online e usufruir dos serviços Click&Collect, Click&Car e a Entrega no dia, para levantar as suas compras ou recebê-las em casa no mesmo dia.
De resto, compras mais rápidas e confortáveis dão-lhe mais tempo para dedicar ao que realmente importa. Até porque no fim de contas, ao pensar no que vai oferecer, já está a a mimar o seu pai.