Share the post "7 dicas de cozinha para iniciantes que querem fazer sucesso na cozinha"
Quem tem talento para a culinária sabe bem que para cozinhar não basta colocar a mão na massa e praticar um truque de magia. É preciso conhecer os segredos, praticar as técnicas, dominar a tradição – e isso é válido do prato mais trivial ao mais elaborado. Se está a dar os primeiros passos na arte dos tachos, vai querer conhecer as nossas 7 super dicas de cozinha para iniciantes.
Os iniciantes conhecem bem os pequenos dramas que a falta de conhecimento – ou de talento – pode causar. Mas, calma: com alguns truques na manga, alguma paciência e uma pitada generosa de interesse, a cozinha pode ser um espaço para grandes espetáculos gastronómicos. Diga adeus ao fiasco do ovo frito, ao bife demasiado passado e ao arroz empapado. Há todo um novo mundo prontinho a aparecer. Vamos aprender como?
7 dicas de cozinha para iniciantes: segredos para o sucesso no dia a dia
Batata frita estaladiça
Quentinha e sequinha, a batata frita é um dos maiores clássicos para acompanhar os mais diferentes petiscos. Mas é bem verdade que, nem sempre, o resultado à mesa é o melhor, certo? Esqueça as batatas cheias de óleo e aposte todas as fichas no resultado crocante. Como? A resposta é simples: antes de fritar as batatas, descasque-as e, de seguida, coloque-as de molho em água bem fresca. Para além disso, é importante aguardar que o óleo esteja quente antes de as fritar.
Ovo estrelado
Não interessa se, para si, o ponto ideal é uma gema mais ou menos cozida, afinal, quando o assunto é preparar um ovo estrelado, o que importa é que este apareça inteiro no prato. Para a gema não quebrar, é fundamental ter cuidado na altura de partir o ovo. O truque para isso é bater levemente na casca do ovo com uma colher e não tentar quebrá-lo diretamente na panela, por exemplo.
Utilize pouca gordura, não abra mão de uma frigideira antiaderente e não mexa o ovo enquanto frita.
Arroz solto
Há pequenos detalhes que precisa de conhecer para saber preparar um arroz soltinho e saboroso. O primeiro deles é um passo que poucos praticam, mas que vai garantir o seu sucesso: lave bem o arroz e deixe que escorra bem, até que não haja excesso de água. De seguida, basta colocá-lo no óleo bem quente e deixar que frite durante, aproximadamente, 5 minutos.
Para acertar na quantidade de água, a dica é simples: para cada chávena de arroz, deve juntar duas de água.
Bife suculento
Preparar um bom bife pode parecer tarefa simples, mas há alguns passos de que nunca se deve esquecer e estes começam muito antes de levar a panela ao lume.
O bife está congelado? Espere que descongele por completo. Vai temperar a carne? Não se esqueça de amaciá-la: invista em temperos como sumo de limão ou de laranja para deixar o seu bife de molho por uns instantes. Para fritar, utilize pouco óleo, garanta que está bem quente e não se esqueça de selar o bife. Vire a carne de lado constantemente para evitar que ela desidrate e vai ver que o bife fica muito mais suculento.
Feijão no ponto exato
Sabe qual é o truque para preparar o melhor feijão? A dica é evitar juntar muitos temperos, para não mascarar o sabor do grão. Adicione apenas uma folha de louro, um pouco de alho e bacon para que o prato fique cheio de sabor.
Hambúrguer cheio de sabor
Sabia que não precisa de adicionar qualquer gordura para fritar o seu hambúrguer e, ainda assim, ter um belo pedaço de carne cheio de sabor? O segredo é virar o lado do hambúrguer constantemente durante a fritura, que deve ser feita sempre em lume brando.
Quer dar ainda mais sabor à receita? Experimente juntar ervas e temperos, como a salsa e o alecrim. O resultado é de chorar por mais.
Massa ao ponto
O primeiro passo para conseguir uma massa al dente é apostar numa grande quantidade de água, com pouco sal e azeite. De seguida, deve aguardar a fervura antes de juntar a massa escolhida e ficar de olhos postos no relógio, afinal, este é o segredo para alcançar o ponto exato de cozedura. O truque é aguardar o tempo indicado na embalagem e verificar, para que a massa não coza em excesso.
Vê como é simples cozinhar os pratos mais básicos do dia a dia? Depois de dominar as nossas dicas de cozinha para iniciantes, já vai ter confiança para apostar nas receitas mais elaboradas, sem errar.
Veja também: