Quando o assunto é a limpeza e organização da casa, as dificuldades e questões podem ser várias e distintas. Se está desesperado e a precisar de dicas de limpeza para quem mora sozinho, está no sítio certo.
A verdade é que quando somos jovens e saímos de casa para vivermos sozinhos, pelas mais diversas razões, percebemos que a casa não se limpa em modo automático e que é necessário manter a organização para não deixar entrar o caos.
Apesar de parecer tudo muito simples numa fase inicial, nem sempre a rotina apertada e a corrida diária nos permite dar a devida atenção a algumas tarefas domésticas.
Para o ajudar, criamos um artigo com as mais completas dicas de limpeza para quem mora sozinho.
Dicas de limpeza para quem mora sozinho: são 6
Está preparado para mudar alguns hábitos e rotinas? Preparamos um conjunto de dicas de limpeza para quem mora sozinho, tome nota.
Prepare o kit de limpeza
O primeiro passo é montar o seu próprio kit de limpeza, incluindo utensílios clássicos como:
- vassoura e apanhador;
- aspirador;
- panos para pó;
- esfregona e balde;
- panos para as casas de banho;
- sacos plásticos;
- esfregão normal e de arame (para a cozinha).
Relativamente aos produtos, o seu kit deverá ainda conter:
- detergente;
- sabão;
- lixívia;
- desinfetante;
- desengordurante;
- lava-tudo;
- detergente multiusos.
Organize a rotina
Um dos erros mais comuns de quem mora sozinho é precisamente deixar para amanhã o que pode fazer hoje. Por isso já sabe: organize uma rotina de limpeza, com dias e tarefas específicas para o ajudar a manter a casa sempre organizada e limpa.
Por exemplo: se gosta de aproveitar os fins-de-semana e consegue ter umas horas livres à sexta-feira, experimente fazer a limpeza da casa nesse dia. Comece numa divisão e acabe noutra, não deixe nada por fazer.
No caso de não ter assim tanto tempo, pode optar por ir estabelecendo algumas tarefas ao longo da semana. Por exemplo:
- segunda-feira – tratar da roupa para lavar;
- terça-feira – limpar as casas de banho;
- quarta-feira – organizar a sala e a cozinha;
- quinta-feira – limpar o pó das divisões e aspirar;
- sexta-feira – trocar os lençóis, sacudir tapetes e limpar os espelhos e vidros.
Loiça arrumada todos os dias
Esta á uma das dicas de limpeza para quem mora sozinho mais importante: lavar a loiça todos os dias.
Apesar de sabermos que nem sempre é fácil tratarmos da cozinha depois de um longo dia de trabalho, a verdade é que deixar acumular a loiça suja na bancada pode significar um autêntico pesadelo.
Por isso, opte por lavar sempre a loiça a seguir às refeições. No caso de ter à sua disposição uma máquina de lavar, coloque tudo na máquina.
Lixo fora diariamente
Se vive sozinho, provavelmente já deixou acumular dois ou três sacos do lixo na lavandaria, não é verdade? Para além do mau-cheiro que se instala nas divisões, a acumulação de lixo pode mesmo ser um perigo para a sua saúde e bem-estar.
Para evitar que isso aconteça, opte por estabelecer um horário para ir deitar o lixo fora todos os dias. Por exemplo: se sabe que de manhã é um horário certo em que o vai fazer, antes de sair de casa para trabalhar retire o saco, feche e coloque num contentor. É mais simples do que parece, acredite.
Não acumular roupa suja
Lavar a roupa é uma das tarefas que não gosta de fazer? Nós compreendemos, mas a verdade é que deixar acumular a roupa no cesto vai significar mais trabalho nos dias a seguir.
O nosso conselho passa por arranjar um cesto para colocar na lavandaria, onde consiga ver a quantidade de peças que tem para lavar, bem como as cores. Desta forma, consegue ter a certeza do momento mais apropriado para encher uma máquina e colocar a lavar.
E não se esqueça: sempre que puser a máquina a lavar roupa, certifique-se que estará em casa no momento em que a lavagem terminar. Basta estender e fica com menos uma tarefa por fazer.
Despensa organizada
Quando moramos sozinhos é natural que deixemos os armários um pouco mais desarrumados do que se morássemos com duas ou três pessoas na mesma casa.
Contudo, é essencial manter a organização em sua casa e a cozinha não fica de fora. Assim, antes de se dirigir ao supermercado para fazer compras, certifique-se de arrumar os seus armários onde armazena a comida.
Desta forma, não só estará a garantir que não compra nada do que não precisa, como ainda conseguirá manter todos os alimentos devidamente armazenados e organizados.