Embora a origem dos saltos altos remonte ao Egipto, a verdade é que foi o rei Luís XIV o verdadeiro responsável pela sua popularização. Além dos usar, o rei francês decretou-os como um exclusivo da nobreza, transformando-os em símbolo de luxo e poder.
Acredite-se ou não, na época, os maiores fãs de saltos altos eram mesmo os homens mais ricos.
Hoje, os saltos altos estão democratizados e, se é certo que deixaram de ser usados por homens, também o é que se tornaram os melhores amigos das mulheres (sobretudo das mais baixas).
Acresce que, os sapatos de salto alto, além de darem uma ajudinha na altura, deixam a figura feminina mais esguia e elegante, criando não só a ilusão de sermos mais altas, como também o alongamento da silhueta.
Contudo, todas as mulheres concordam que nem sempre é fácil andar de saltos altos, sobretudo se forem muito finos e o sapato tiver pouca base de sustentação. Sim, andar com alguns sapatos de salto alto pode ser um verdadeiro desafio.
Assim, e para ajudar as mulheres que gostam de saltos altos mas sentem algum desconforto em andar com eles, reunimos as 5 melhores dicas para os usar com segurança. Sem medos e com muito estilo.
5 truques infalíveis para andar bem de saltos altos
Dê passos pequenos
Acredite-se ou não, andar de saltos altos implica alguma perícia, pelo menos ao início.
Pelo que, dar passos pequenos e caminhar sem pressa é uma forma de ganhar estabilidade e confiança. Assim, deixe os dias mais complicados e apressados para os ténis, e aproveite os fins de semana para andar com os saltos mais difíceis.
Vai ver que com o tempo, começará a caminhar com facilidade e graciosidade quando estiver com eles. Mesmo com os que medem mais de 10 cm.
Compre os sapatos do tamanho certo
Pode parecer óbvio e até cliché, mas um dos factores que mais influencia andar de saltos altos de forma correta e graciosa é o tamanho dos sapatos.
Estranho? Nem por isso. Os sapatos têm que ficar perfeitos no pé, nem demasiado justos nem demasiado largos, de forma a serem confortáveis e a proporcionar a tão desejada estabilidade.
Consequentemente, sapatos do tamanho certo vão dar-lhe segurança e conforto, o que é meio caminho andado para conseguir andar neles de forma graciosa, não importa se têm 3 ou 11 cm.
Pise bem o chão
Outra dica importante que pode parecer óbvia, mas nem todas praticam é colocar bem o pé no chão, desde a parte da frente até à parte do salto.
Novamente, este movimento não só lhe dará mais apoio e equilíbrio como a fará sentir-se mais confiante a andar.
E, quando se está a usar sapatos muito altos, a estabilidade do pé é a chave, não só para se sentir mais confortável, como também para andar de forma visualmente bonita.
Matenha as costas direitas
Sabia que manter uma postura direita é essencial para andar bem e sem dificuldades, com saltos altos? Por isso, se não costuma prestar atenção às suas costas, invista na sua consciência corporal e tente manter uma boa postura durante todo o dia.
Afinal, como dizia Oscar de La Renta, “uma mulher deve caminhar como se estivessem três homens atrás dela”.
Isto não só vai deixá-la mais confiante, como tornará mais fácil andar até com os sapatos mais altos que tem.
Treine em casa
Há quem diga que tudo na vida é uma questão de treino e, com os saltos altos não é diferente.
Consequentemente, quanto mais andar com eles, melhor se vai sentir e mais fácil se tornará. Por isso, quando estiver mais livre em casa, aproveite para treinar andar com eles pelos corredores.
Pode fazê-lo sozinha ou convidar as amigas para uma tarde divertida, onde todas levam os seus sapatos mais altos e treinam andar com eles em conjunto.
Ao fim de algum tempo sentir-se-á não só mais confiante, como a própria postura corporal melhorará.
E, não há nada mais bonito do que uma mulher a andar com sapatos de salto alto de forma graciosa, certo?
Agora que já sabe os segredos para andar bem de saltos altos, acabaram-se as desculpas para não tirar do armário aqueles sapatos que tanto adora e quase nunca usa.
Artigo originalmente publicado em Dezembro de 2021. Atualizado em Maio de 2023.