Hoje em dia, são cada vez mais as pessoas que optam por passar as férias para lá de terras lusas. Dentro da Europa e até mesmo fora do Velho Continente, os preços dos voos têm vindo a descer de forma considerável, tornando-se acessíveis a mais e mais pessoas sedentas de aventura. No entanto, é preciso saber procurar. Aqui, damos-lhe 10 dicas essenciais para conseguir viagens mais baratas. Explore-as e… faça-se ao desconhecido.
10 dicas a não perder para conseguir viagens mais baratas
1. Usar websites que comparam diferentes voos
Muito populares e de fácil utilização, websites como o Skyscanner, em que diferentes opções de voos e ligações nos são apresentadas, são a melhor plataforma para encontrar preços acessíveis. O Momondo e o Kiwi.com são outros dois bons exemplos de páginas que combinam as ofertas de diferentes companhias.
2. Identificar as datas mais baratas para voar
Alguns estudos indicam que o melhor dia para voar é a quarta-feira. Porém, os preços podem variar de dia para dia. Faça uma pesquisa com datas flexíveis e veja quais as com os melhores preços.
O Skyscanner é uma excelente aposta para o fazer, visto que poderá seleccionar a opção “mês inteiro” e, assim, ter uma ideia de quais os dias indicados para viajar.
3. Receber notificações
Para conseguir viagens mais baratas, subscreva os alertas dos diferentes websites em que tem efectuado pesquisas de voos e receberá, no seu e-mail, notificações do aumento ou descida de preços.
4. Fazer a reserva através das companhias aéreas
Por vezes, é bom usar websites como o Skyscanner ou o Momondo apenas para ter uma ideia de quais os possíveis itinerários. Verifique sempre se não ficará mais barato marcar os voos através das próprias companhias aéreas.
5. Encontrar o destino mais barato
Se não tem um destino em particular em mente, porque não seleccionar um com base no preço dos voos? O Kiwi.com é uma excelente ferramenta para encontrar um destino low-cost para viajar nas férias. Seleccione o aeroporto de saída e as possíveis datas e poderá ver no mapa quais as cidades com voos mais baratos.
6. Não esquecer as companhias aéreas locais
Apesar de serem práticas e excelentes aliadas na procura de voos, muitas das páginas acima referidas não incluem companhias aéreas pequenas. Para poupar nas viagens, verifique sempre quais as opções locais quando em regiões mais remotas.
7. Fazer a reserva com seis semanas de antecedência
Planear as férias com antecedência pode compensar. A Airlines Reporting Corporation publicou um estudo em que indica que a melhor altura para comprar os voos é seis semanas antes da viagem, visto que é quando os preços descem de forma mais significativa.
8. Levar apenas bagagem de mão
Para conseguir viagens mais baratas, considere levar apenas bagagem de mão. Muitas vezes, são mais as opções disponíveis sem bagagem de porão incluída e a preços mais acessíveis, não esquecendo a vantagem de não correr o risco de perder a mala.
9. Evitar a época alta
Pode parecer uma dica básica, mas não deixa de ser essencial. Época alta é sinónimo de preços elevados e, por isso, deve ser evitada. Também importante é ter em conta que, de sítio para sítio, a época alta pode variar.
10. Voar de aeroportos maiores
Voar de ou para aeroportos de maior importância quer, muitas vezes, dizer viajar por menos dinheiro. Compare preços entre os diferentes aeroportos não só de chegada mas também de partida. Por vezes, compensa ter de se deslocar por terra para poupar nos voos.
Veja também: