Se está à espera que chegue o momento certo para encontrar a casa ideal, fique já a saber que esse dia não vai acontecer. É impossível prever o futuro e as flutuações do mercado e, se continuar sempre à espera, pode perder boas oportunidades e acabar de coração partido.
Não existe o tempo certo para fazer as coisas que queremos. Por isso, a melhor altura para comprar casa é quando encontrar a casa ideal para si e para a sua família. Vamos dar-lhe uma ajuda para perceber exatamente qual é com uma lista de 10 dicas para identificar facilmente a casa dos seus sonhos.
10 dicas para encontrar a casa ideal para si
Defina prioridades
Antes de começar a ver casas, defina aquilo que, para si e para a sua família, é fundamental numa casa. Será uma cozinha grande, lareira, muita luz, perto de transportes, chão de madeira, uma grande sala ou quartos enormes? Sem qualquer censura, coloque tudo na sua lista e depois reduza-a aos cinco essenciais. Leve esta lista sempre consigo!
Registe tudo
A determinada altura, quando já viu várias casas, perde noção de qual tem o quê, por isso, tenha um registo. Faça uma tabela ou uma checklist, na qual indica aquilo que a sua casa ideal deve ter (jardim, número de quartos, cozinha equipada, aquecimento, etc.) e, à medida que as visita, assinale quais são os requisitos cumpridos. Na hora de tomar a decisão, este registo vai ajudar.
Leve bloco e fita métrica
Não, não é cedo para começar a tirar medidas. Lembre-se que comprar uma casa é um grande investimento e pode não querer somar a esta quantia o montante para decorar de novo a sala, os quartos, o escritório e/ou a cozinha. Se já tem todo o mobiliário que precisa leve as medidas dos seus móveis e confirme se cabem.
Peça para tirar fotos
Mesmo quando se apaixona perdidamente por uma casa, é possível que acabe por esquecer alguns detalhes. Peça para tirar fotografias ou mesmo para fazer um vídeo para que, no momento da decisão, a sua memória não lhe falhe!
Veja tudo com detalhe
Não tenha pudor de analisar cada gaveta, armário, janela, teto, levantar tapetes e arrastar móveis. Veja, reveja, teste e volte a testar. Esta é, provavelmente, a maior compra da sua vida e não é uma decisão que quer tomar de ânimo leve. Por isso, tem de saber tudo sobre tudo. Abuse das perguntas, faça as visitas que entender necessárias e demore-se para ter a certeza que encontrou a sua casa ideal.
Visite a casa em horários diferentes
Procure visitar a casa em diferentes horários para perceber, não só as diferenças no interior, como também no exterior. Como é a rua à noite, sente-se confortável e seguro ou nota um ambiente estranho? De manhã, é muito barulhenta? É movimentada, tem muitas crianças e famílias? É tranquila ou um deserto? Lembre-se que é nesse local que vai viver.
Quantos anos pode viver aqui?
Um dos erros mais comuns dos compradores é adquirir uma casa que hoje cumpre as suas necessidades sem, no entanto, avaliar o futuro. Mais tarde, quando, por exemplo, tiver filhos, pode já não ser suficiente para toda a família. Se não tem orçamento para uma casa maior, considere alugar durante mais alguns anos ou procure habitação numa zona mais barata.
Avalie as distâncias
Quanto tempo vai demorar nas viagens de casa para o trabalho, de casa para a escola das crianças ou de casa para a casa dos seus pais? Com que frequência faz estas viagens? O dinheiro que vai poupar na compra da casa, será que não o vai gastar em tempo e combustível? Isto são tudo questões que devem ser analisadas no momento da decisão.
Confirme os dados
Não deixe de pedir todos os documentos do imóvel ao vendedor para que possa confirmar todos os dados nas finanças e no cartório do registo predial. Este pequeno cuidado pode evitar-lhe muitos problemas futuros. Com as dificuldades dos últimos anos, pode estar a comprar, sem saber, uma casa já penhorada pelo Banco ou pelo Estado.
Faça bem as contas
Pondere bem se o seu orçamento suporta o investimento. A casa ideal é aquela que não coloca em risco a sua subsistência. O valor do pagamento do empréstimo não deve ser superior a 20% do valor do seu orçamento mensal. E se já tem outros empréstimos, o valor total dos pagamentos mensais das dívidas (casa, carro, etc.) não pode ultrapassar os 20%, ou no máximo, 30%.
Como encontrar a casa ideal ainda mais rápido
Se quer encontrar a casa ideal e já decidiu iniciar a procura para que aconteça o mais rápido possível, comece logo nas primeiras buscas a afinar a sua pesquisa. Se precisa de três quartos, não vive sem elevador, tem de ter garagem, lareira e vista de mar, o melhor é definir todas estas características logo à partida.
Existem várias imobiliárias a que pode recorrer para o ajudar nesta procura, mas também vários portais online que o podem ajudar a descobrir a sua nova casa sem ter de sair do sofá. Existem vários e permitem fazer pesquisas exaustivas, visto que os critérios de pesquisa são muito alargados e os filtros são precisos.
Pode definir todas as características essenciais da casa dos seus sonhos, como a tipologia, a certificação energética, a condição (novo, usado, para recuperar, em construção), se tem aquecimento central, varanda, mobiliário, som ambiente, vista de mar, de campo ou de rio e, até, árvores de fruto.
É ainda possível escolher entre anúncios particulares, de imobiliárias, negociáveis ou permutas, entre muitas outras opções. Com a ajuda de todos estes filtros, obterá os resultados exatos do que existe disponível no mercado. E, assim, para além de poupar tempo e desilusões, estará mais perto de encontrar a casa ideal.