Se há teoria mais que comprovada é que as dietas muito restritivas – ao nível de hidratos de carbono – podem até conseguir resultados rápidos, mas a manutenção é muito difícil (ou até mesmo quase impossível). É, por isso, que se torna importante incluir o arroz na nossa dieta semanal. O que podemos fazer, sim, é implementar uma série de dicas para fazer arroz de forma mais saudável. Nós dizemos como.
8 dicas para fazer arroz: comer mais saudável e sentir-se em forma
Fonte: Pixabay/veerasantinithi
1. Atenção à escolha do arroz
Se procura dicas para fazer arroz de forma mais saudável, prefira os grãos integrais, vaporizados ou selvagens, em detrimento dos grãos brancos. Além disso, atenção ao escolher a embalagem: garanta que tudo está selado e mantido em boas condições, para evitar contaminações.
2. Lavar ou não lavar o arroz? Eis a questão
A resposta a uma das dicas para fazer um arroz mais saudável é uma boa notícia: não, hoje em dia não precisa estar a lavar o arroz antes de o preparar, uma vez que o processo de produção e embalamento são amplamente vigiados e certificados, além de usufruírem, também, de um processo eletrónico – e, por isso, mais livre de erros.
3. Atenção aos temperos
Se, por muito arroz integral e vaporizado que utilize, for temperar com grandes quantidades de sal, o efeito negativo vai ser igualmente grande. É, por isso, que uma das dicas para fazer um arroz mais saudável é exatamente a substituição de sal por ervas aromáticas, especiarias, cebola e alho. O sabor fica igualmente bom (ou até melhor) e a sua pressão arterial agradece!
4. Demolhar o arroz? Esqueça!
Sabia que ao demolhar o arroz de uma noite para a outra vai provocar a perda de até 80% das suas propriedades? Este estudo foi realizado por uma universidade na Irlanda e provou que nutrientes, como o potássio, acabam por ficar perdidos nesta água. Uma das dicas para fazer um arroz mais saudável é mesmo utilizar o arroz diretamente do pacote.
5. Atenção ao refogado
Ideal, ideal mesmo, é que nem faça refogado, mas sim que coza o arroz diretamente. No entanto, se não prescinde deste passo, prefira sempre um azeite de boa qualidade ou um pouco de óleo de côco. Fuja de óleos não vegetais e coloque sempre apenas um fio de gordura.
6. Óleo de côco
E já que estamos a falar de óleo do côco, aqui vai uma dica preciosa: utilizar umas gotas deste óleo na água de cozedura do arroz, depois de pronto, pode ajudar a reduzir a absorção de calorias do arroz – ao menos é isso que defende uma faculdade do Sri Lanka. Não custa tentar!
7. Arroz com feijão: a mistura proibida?
Engana-se! A verdade é que a combinação de arroz com feijão acaba por ser uma excelente dupla, uma vez que os seus aminoácidos se complementam e formam uma proteína muito saudável a nível nutricional. Quer casamento mais perfeito?
8. Enriqueça ainda mais o arroz
Se quiser mais uma dica para fazer um arroz mais saudável, aqui vai: enriqueça-o adicionando vegetais frescos! Cogumelos, espinafres, alho francês e feijão verde são apenas alguns dos bons exemplos. Além de um resultado super delicioso, os vegetais vão ajudar na saciedade.
Veja também: