João Barbosa
João Barbosa
20 Ago, 2014 - 09:06

Dicas para iniciados no mundo do investimento

João Barbosa

Apresentamos-lhe algumas ideias e dicas de investimento para garantir que tem o básico para se iniciar no mundo do investimento. Um mundo repleto de emoção que tem de saber gerir para ganhar muito dinheiro

Dicas para iniciados no mundo do investimento

Espaços coworking para pequenas empresas e freelancers

O mundo dos investimentos é um mundo fascinante. Envolve muita emoção que terá de conseguir expurgar para aumentar a probabilidade de sucesso da sua carteira. Se está a iniciar o seu percurso neste admirável mundo novo, deixamos-lhe aqui algumas dicas que poderão fazer a diferença nos primeiros dias:

Não invista dinheiro que vai precisar em breve:

A sua carteira de investimentos deverá ser constituída por fundos que não necessita no curto prazo. A ideia será assegurar que não terá a necessidade de vender os seus investimentos antes do tempo, para não correr o risco de perder muito dinheiro.

Procure toda a informação:

Os tempos que correm são tempos em que a informação abunda. Infelizmente, existem inúmeros sites e fóruns que passam muita informação que acaba por ser errada ou, em última análise, que acabam por confundir. Escolha um conjunto de sites credíveis e estude. Ganhe conhecimento sobre os vários ativos e formas de ganhar dinheiro. Neste campo, os sites de alguns bancos costumam ser bons aliados.

Escolha uma boa plataforma de investimento:

Existem diversos bancos e plataformas para realizar os seus investimentos. Assim, deverá escolher aquela que melhor se adequa às suas necessidades. Aqui, esteja atento à informação e relatórios disponibilizados periodicamente, à disponibilização de um gestor dedicado, ao leque de produtos comercializados e ao comissionamento das diversas operações.

Comece pela base:

Invista apenas naquilo que conhece. O mesmo será dizer que deve investir em produtos em que é possível perceber a sua evolução e justificar o seu desempenho. Se não lhe conseguirem explicar a lógica de um produto em menos de 2 minutos, não invista nele. Comece nos produtos mais simples e vá evoluindo à medida que vai conhecendo novos produtos.

Diversifique:

Nunca coloque os seus riscos todos num único produto. Compre diversos produtos, de preferências produtos cujos desempenhos não estejam ligados/relacionados entre si.

Atenção aos custos e à fiscalidade:

A compra e venda de produtos financeiros têm associado um conjunto expressivo de custos e o pagamento de impostos sobre as mais-valias. Estes custos são o suficiente para o fazer perder muito dinheiro. Procure plataformas e produtos que possibilitem reduzir os custos e conheça os produtos de investimento que lhe reduzem os seus impostos (como os PPR e os Seguros de Capitalização).
Deixámos algumas ideias que permitem aumentar a probabilidade de ser bem-sucedido nos seus investimentos. Estas ideias não invalidam que procure cada vez mais informação. Conheça os restantes artigos que publicámos nesta temática e boa sorte nos seus investimentos.
Leia também: