Em tempo de crise ninguém se quer imaginar numa situação de desemprego e todas as ajudas são úteis e bem-vindas, principalmente se o ajudarem a manter o emprego. Como sempre, viemos em seu auxílio para lhe deixar algumas dicas.
Manter o emprego: o que fazer?
Os tempos não estão fáceis e, como tal, todos querem manter o emprego e progredir profissionalmente. Veja como:
1. Seja SEMPRE pontual
A pontualidade é essencial se pretende manter o seu emprego. Chegar constantemente atrasado mostra que não está comprometido com o seu trabalho ou com a instituição. E pior: pode ser razão para ser dispensado.
2. Seja produtivo
A maioria dos empregadores pode até não se importar que passe algum tempo a “relaxar” no Facebook ou a navegar na internet (por exemplo), mas apenas desde que cumpra escrupulosamente as suas tarefas e os prazos que lhe são apresentados. O seu nível de produtividade é equivalente à sua importância para a empresa. Na hora dos cortes, são sempre os que produzem menos os primeiros a sair.
3. Cuidado com as conversas
Há conversas que simplesmente não deve ter no seu local de trabalho. Sejam temas sensíveis e suscetíveis de gerar conflitos, opiniões negativas sobre o seu trabalho, “cusquices” ou vida pessoal, estes são apenas alguns exemplos de tópicos que deve evitar. Lembre-se que todo o cuidado é pouco. Um pequeno deslize, a sua imagem fica comprometida e pode mesmo custar-lhe o emprego.
4. Seja positivo
Pense desta forma: mesmo que não tenha o seu emprego de sonho, por enquanto ainda tem um emprego e nada o impede de procurar uma alternativa, mas até lá tem uma solução que lhe permite pagar as suas contas e ter uma vida estável. O segredo é manter-se motivado e otimista.
5. Faça-se notar
Passar o tempo no seu canto sem que ninguém dê por si, não é a melhor opção. Faça por se destacar (positivamente) entre os seus colegas. Como? Seja proactivo. Pense em algo que possa ser uma mais-valia para a empresa e tome a iniciativa de apresentar a sua ideia aos seus superiores por exemplo.
6. Seja flexível
Aqui está uma característica que pode ser diferenciadora e ajudá-lo a manter o seu emprego. Ao mostrar-se disponível para assumir novas funções ou trabalhar horas extras (se necessário) vai mostrar aos seus superiores que está comprometido com a empresa e com os projetos que desenvolve. Eles vão apreciar a atitude certamente e quem sabe isso não lhe vale uma promoção.
O futuro nas suas mãos
Se achava que a decisão sobre o seu futuro profissional estava apenas nas mãos dos seus recrutadores, está muito enganado. Manter o seu emprego também depende de si. Ou melhor, da postura que adapta. Se optar por lutar por esse emprego e marcar pela diferença, o lugar vai continuar a ser seu!
Veja também: