É fumador? Apesar de todos os cuidados, provavelmente fica com carro a cheirar a cigarro. Para ajudar, decidimos dar a conhecer 7 sugestões para minimizar ou fazer desaparecer esse cheiro.
A verdade é que fumar dentro do carro não só é prejudicial para a sua saúde, e para aqueles que viajam consigo, em especial as crianças, mas também deixa marcas perenes na viatura.
O forro do tejadilho começa a ficar amarelado, o perigo de furar um estofo com uma ponta de cigarro aumenta consideravelmente e, claro, a atmosfera torna-se viciada.
O carro fica com um cheiro desagradável a tabaco, o que não é bom para ninguém. Por isso, siga as dicas seguintes, que são autênticos “afasta maus odores”.
7 dicas para não ter o carro a cheirar a cigarro
Abra os vidros
Se tiver mesmo que fumar dentro do seu carro abra o vidro, de forma a evitar que o cheiro a cigarro se mantenha concentrado no interior da sua viatura.
Ainda que esteja frio, deverá abrir o vidro. Se chover, talvez seja boa opção optar por aguardar que pare, ou estacionar e fumar fora do seu automóvel.
Use vinagre
Sim, o vinagre pode ser usado para retirar o cheiro de cigarro do seu carro. Use um recipiente onde coloque o vinagre e uma toalha molhada dentro.
Feche os vidros, e a toalha molhada dentro do recipiente receberá todo o odor desagradável do cigarro, eliminando esse mau cheiro.
Passe para os cigarros eletrónicos
Ainda que possa ser uma experiência, os cigarros eletrónicos são então uma alternativa para “fumar” no carro sem odor.
Esta é uma tecnologia para tabaco aquecido que, com os patenteados HEETS, concede aos fumadores adultos uma experiência de consumo de tabaco que é realmente nova no mercado, não tendo combustão, fumo ou cinza, e ainda produzindo menos cheiro.
Se fuma, poderá experimentar este sistema e livrar-se do cheiro forte a tabaco no seu carro.
Use café em pó
Pegue em recipientes e coloque lá dentro café em pó nos bancos e no chão do carro, mantendo as portas e janelas fechadas. Assim, o café irá absorver o cheiro a cigarro dentro do carro em menos de 48h.
O único problema será o cheiro a café com que o seu carro poderá ficar, mas em termos do cheiro de tabaco, este é um método que poderá ser eficaz. E odor até é bem mais agradável.
Odores cítricos
Se gosta de citrinos, boas notícias! Fazem ótimos ambientadores e absorvem odores. Pode espalhar algumas cascas de laranja, tangerina ou toranja à volta do carro e deixá-los trabalhar durante a noite.
Limpe o cinzeiro regularmente
Esta é uma das dicas para não ter o carro a cheirar a cigarro que não deverá esquecer. Limpe o cinzeiro do carro regularmente.
Borrife também o cinzeiro com um pouco de ambientador e limpe com papel absorvente.
Aspire o interior do carro com frequência
Os tapetes e estofos do seu carro absorvem muito o cheiro a cigarro. Por esse motivo, se fuma, deve aspirá-los frequentemente, de modo a poder diminuir o cheiro a tabaco no seu automóvel.
Limpar o carro convenientemente é essencial. Deverá ainda sacudir os tapetes e deixá-los um pouco ao sol, para que o odor a cigarro diminua.
Benefícios de remover o cheiro do tabaco do carro
Além de uma questão de limpeza, existem dois claros benefícios desta “limpeza”.
O primeiro benefício da remoção do odor do tabaco do carro é a saúde e segurança. A remoção destas partículas de fumo ajuda a limpar o ar do habitáculo, com efeitos positivos sobre a respiração dos ocupantes.
O segundo é o conforto. Um cheiro agradável no interior transforma-se numa experiência de viagem muito melhor para os passageiros, tornando a viagem mais suportável.
Outra boa vantagem é a preservação do habitáculo, uma vez que as partículas de fumo são removidas e os danos que causam nos acabamentos e estofos desaparecem. Por conseguinte, é aconselhável aplicar alguma forma de proteção após a remoção para preservar os acabamentos.
Com efeito, esperamos que estas 7 dicas para não ter o carro a cheirar a cigarro sejam úteis!
Selecione as que mais lhe forem convenientes e já não terá desculpas para manter o odor a tabaco no seu automóvel.